Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / PCP Viseu denuncia aplicação de químicos em plantações de eucaliptos no Caramulo

PCP Viseu denuncia aplicação de químicos em plantações de eucaliptos no Caramulo

A empresa The Navigator Company, com uma posição de relevo no mercado internacional da pasta e do papel, está a aplicar em massa nas suas plantações de eucalipto no Caramulo, um produto fitofarmacêutico de nome EPIK SL para combater o chamado “gorgulho do eucalipto”.

A substância ativa deste produto é a acetamiprida, pertencente à família dos neonicotinoides. Esta família de pesticidas tornou-se conhecida pelas piores razões. Contrariamente aos outros fitofármacos que ficam à superfície das plantas onde são aplicados, os neonicotinoides atuam de forma sistémica. Ou seja, são absorvidos pela planta e estão presentes em todas as suas componentes.

Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu esteve no Caramulo em contacto com apicultores da região para se inteirar da situação e avaliar medidas a tomar para parar com as aplicações do fitofarmacêutico.

O deputado do PCP em declarações à Alive Fm, salientou que este insecticida está a ser erradicado em toda a Europa.

O deputado do PCP no Parlamento Europeu, diz que existem produtos naturais para combater o gorgulho do eucalipto, sem que seja necessário aplicar produtos prejudiciais para a saúde.

Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu, refere ser necessário avançar com uma mobilização contra o que diz ser um “conflito de interesses”.

Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu esteve no Caramulo em contacto com apicultores da região para se inteirar da situação e avaliar medidas a tomar para parar com as aplicações de pesticidas nos eucaliptos o mais urgentes possível.

Neste sentido, o PCP vai interpelar o governo e o ministério da agricultura no sentido de avaliar a situação é rever o programa de combate ao gorgulho do eucalipto por forma a evitar o recurso a estas substâncias.

 

Pode ver também

Garantida linha aérea entre Trás-os-Montes e o Algarve, com escala em Viseu, por mais 4 anos

O Governo assinou o contrato com a empresa Sevenair, que assegura a manutenção da ligação …

Comente este artigo