Home / Notícias / Local / Armando Leandro, um cidadão de ‘Honra’

Armando Leandro, um cidadão de ‘Honra’

Humanismo, afeto, liderança, profissionalismo, lealdade, solidariedade e acima de tudo Honra, foram as palavras mais proclamadas nos discursos de homenagem ao Juiz Conselheiro Jubilado do Supremo Tribunal de Justiça, Armando Acácio Gomes Leandro, esta sexta-feira, 8 de dezembro, no Nobre Salão dos Paços do Concelho, em Moimenta da Beira, repleto por uma constelação de notáveis da magistratura nacional (a cúpula, verdadeiramente) e de cidadãos Moimentenses, amigos e admiradores do cidadão ilustre Armando Leandro, Moimentense de Coração desde sempre.

Apesar da plêiade de insignes representantes da Justiça, a cerimónia de tributo foi singela, simples, como pedira aliás o homenageado. Começou com o discurso de João Xavier, Presidente da Assembleia Municipal de Moimenta da Beira, que no fim atribuiria a ‘Medalha Municipal de Honra’ a Armando Leandro, e terminou com a comunicação de Paulo Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira. Pelo meio fizeram ainda uso da palavra a Presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Viseu, Juíza Rute Sobral, e o Presidente do Tribunal da Relação de Coimbra, Juiz Desembargador Jorge Manuel Loureiro (raízes paternas de Moimenta da Beira).

A cerimónia, porém, haveria de fechar com Armando Leandro a pedir aos presentes a concretização dos Direitos Humanos, nomeadamente o das crianças, deste modo: “Ligando às instituições judiciárias, aqui tão distintamente presentes, é possível, apesar das muitas problemáticas do presente e do futuro próximo, afirmarmos nesta questão, e noutras conexas, a valia ontológica de cada pessoa e a consequente exigência da realização dos Direitos Humanos, nomeadamente os das crianças”. E terminou agradecendo com uma citação de Santo Agostinho: “Quando muitos tomam parte na mesma alegria, a alegria de cada um é mais abundante, porque todos se inflamam uns aos outros”.

 

Pode ver também

CENTRO HISTÓRICO DE SERNANCELHE RECEBE, DE 11 A 13 DE JULHO, O SER+CULTURA

Sernancelhe organiza, de 11 a 13 de julho, a edição de 2024 do festival de …

Comente este artigo