Home / Noticiários / 25 de Abril: Lamego presta homenagem ao poder local

25 de Abril: Lamego presta homenagem ao poder local

A celebração do 50º aniversário da histórica madrugada do 25 de Abril de 1974 foi assinalada em Lamego com a realização de um programa de eventos de índole institucional, cultural e desportiva. Lamego celebrou, desta forma, a liberdade e a cidadania em democracia para manter viva a memória dos ideais de Abril e demonstrar a sua confiança no Portugal pluralista, democrático e verdadeiramente livre.

A Sessão Solene da Assembleia Municipal foi o ato que se revestiu de maior simbolismo durante as comemorações, com a intervenção de todos os grupos políticos que compõem este órgão. Este ano, foi prestada uma homenagem simbólica ao poder local, em virtude do serviço prestado à causa pública, e imbuída de um sentimento de profunda gratidão para com todos os autarcas que tiveram uma função transformadora do território que, apesar das suas diferenças, serviram Lamego e os Lamecenses.

“Os antigos autarcas foram verdadeiros agentes do poder local que, de forma abnegada e com elevado sentido de serviço público, dedicaram tanto de si à construção da democracia da nossa comunidade e ao fortalecimento do poder local como fator de desenvolvimento do país. Na verdade, o poder local que homenageamos, foi uma importante conquista de Abril, pelo efeito transformador que teve e que tem em Portugal“, sublinhou o Presidente da Assembleia Municipal, Ricardo Morgado.

Nesta evocação da importância do poder local, participaram antigos presidentes de Câmara e da Assembleia Municipal, enquanto alguns autarcas homenageados, devido a várias vicissitudes, se fizeram representar por familiares. A todos, a Assembleia Municipal ofereceu uma Medalha do Município e uma bonita serigrafia, da autoria do artista João Pedro Fonseca.
Entre outras iniciativas, a proclamação dos valores da Liberdade e da Democracia também passou pelo almoço-convívio “Traz um Amigo Também”, no Centro Multiusos, com a participação de centenas de pessoas, e a realização de um grande espetáculo musical com vários artistas do concelho.

 

Pode ver também

Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu

Depois da saída de Jorge Simão para o Boavista em abril, Rui Ferreira, é agora …

Comente este artigo