Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Viseu: ASAE apreendeu uma tonelada de carne congelada fora da validade

Viseu: ASAE apreendeu uma tonelada de carne congelada fora da validade

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cerca de seis toneladas de carne numa ação de investigação de fraude sobre mercadorias e falsificação de documentos dirigida a duas empresas em Loulé e Viseu, foi anunciado este sábado.

Na sequência desta investigação foram também apreendidos mais de 16.500 rótulos com a identificação da marca de salubridade usurpada, uma máquina de vácuo, um computador, dados informáticos e documentação diversa, no valor total de 34 mil euros.

Relativamente à empresa de Viseu, visada no âmbito desta mesma investigação, a ASAE apreendeu 1.039 quilos de carne congelada (de bovino, suíno e aves), no valor total de 6.173 euros pelos crimes de falsificação de documentos e fraude sobre mercadoria.

Também neste caso, foram encontrados “fortes indícios de que a empresa eliminaria a rotulagem de origem dos produtos, recolocando no mercado a carne com prazo de validade já expirado, em certos casos, com mais de um ano, dando indicação de que teria mais um ano de validade”.

Durante a operação, a ASAE constatou infrações contraordenacionais por falta de rastreabilidade, falta de Número de Controlo Veterinário (NCV) para a congelação da carne e por incumprimento das regras sobre encaminhamento de sangue de origem animal para uma unidade de subprodutos, tendo as autoridades constatado que o sangue era colocado diretamente no lixo.

No decurso desta ação, conduzida pela Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal (UNIIC) da ASAE, foram executados 17 mandados de busca não domiciliária.

 

Pode ver também

Autárquicas: PS em Viseu conseguiu o “melhor resultado de sempre”

O cabeça de lista à Câmara de Viseu pelo PS, João Azevedo, destacou que o …

Comente este artigo