Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Sátão: Cemitério Medieval descoberto junto à Igreja de Santa Maria

Sátão: Cemitério Medieval descoberto junto à Igreja de Santa Maria

Na sequência dos trabalhos de requalificação e restauro da Igreja de Santa Maria, na freguesia de Sátão, após a abertura de uma vala para a colocação de cabos elétricos, foram encontradas várias ossadas humanas junto a uma das paredes da igreja.

Segundo a equipa formada por um arqueólogo e uma antropóloga que está no terreno a fazer as escavações e o trabalho de investigação, é a primeira Necrópole – cemitério medieval – associada a uma igreja, encontrada no concelho de Sátão. “Embora soubéssemos que, existem outras igrejas paroquiais no concelho, como por exemplo a de Rio de Moinhos, os conventos da Santa Eufémia e da Sra da Cliva, as fontes escritas e algumas evidências materiais, comprovam a sua existência”, referem.

Até ao momento, e com as ossadas que estão a descoberto, foram identificados três corpos que foram sepultados no local, mas a equipa, acredita que possam vir a aparecer mais, com a continuação das escavações.

As ossadas encontradas junto à Igreja de Santa Maria, para a antropóloga Zélia Rodrigues, em declarações à Alive Fm, este era um achado espectável, atendendo ao facto de que entre o século XII e XIX, os corpos eram sepultados próximo das igrejas.

Dos três esqueletos encontrados a maioria das ossadas estão em avançado estado de degradação. A equipa de investigação vai agora fazer a exumação dos esqueletos para o laboratório, onde será feito todo o trabalho de identificação e registo de indicadores.

As ossadas estão em mau estado de conservação, Zélia Rodrigues aponta alguns dos costumes que eram praticados nas Necrópoles da época medieval.

Os esqueletos encontrados são considerados espólio arqueológico, caso não venham a ser criado um projeto de valorização no concelho, as ossadas ficam em depósito na Direção Geral do Património Cultural (DGPC). A antropóloga Zélia Rodrigues, defende a exposição de pelo menos de um ou dois esqueletos, com o trabalho de registo associado.

Os trabalhos que estão a ser feitos junto à Igreja de Santa Maria no Sátão, são trabalhos de arqueologia preventiva, após a descoberta das ossadas na sequência das obras de requalificação, explica o arqueólogo Hugo Batista.

Os trabalhos de escavação vão continuar para que a equipa no terreno possa fazer um trabalho exaustivo da primeira Necrópole da época medieval descoberta no concelho de Sátão.

A Necrópole da época medieval agora posta a descoberto na zona histórica da vila de Sátão, refere Hugo Batista, é uma janela que se abre para que num futuro próximo se dê a conhecer a história e as origens do concelho.

As escavações junto à Igreja de Santa Maria, colocaram também a descoberto um muro, que pode ser de uma igreja primitiva, mas certezas, só após o alargamento do perímetro de intervenção, refere o arqueólogo Hugo Batista.

Uma vala para trabalhos de restauro da Igreja de Santa Maria, na vila de Sátão, colocaram a descoberto pela primeira vez na história do concelho, ossadas de uma Necrópole da época medieval.

 

Pode ver também

Aeródromo de Viseu: instalação de valências do “Centro de Emergência e Proteção Civil”

Foi assinadono Quartel dos Bombeiros Sapadores de Viseu, instalado no Aeródromo Municipal, o protocolo de …

Comente este artigo