Home / Notícias / Câmara de Sátão vai seguir orientação da DGC Centro, após descoberta de cemitério medieval

Câmara de Sátão vai seguir orientação da DGC Centro, após descoberta de cemitério medieval

A Câmara Municipal de Sátão está disponível para seguir as orientações emendadas pela Direção Geral da Cultura do Centro, após a descoberta de um cemitério da época medieval, junto à Igreja de Santa Maria na Vila de Sátão.

O achado surgiu no âmbito das obras e requalificação e restauro da Igreja. As escavações estão a ser feitas por um arqueólogo e por uma antropóloga que já colocaram a descoberto o esqueleto de três corpos que foram sepultados entre os séculos XII e XIX, mas a equipa, acredita que possam vir a aparecer mais, com a continuação das escavações.

Esta é uma descoberta inédita, por se tratar da primeira vez que é encontrada uma Necrópole da época medieval no concelho de Sátão, que está a ser acompanhada pela Direção Geral da Cultura do Centro, explicou à Alive Fm, o autarca de Sátão, Paulo Santos.

Com a descoberta da Necrópole junto à Igreja de Santa Maria na zona histórica de vila de Sátão, o município, diz o autarca, vai seguir à risca as orientações do técnicos que estão no terreno a fazer o levantamento e registo do achado.

Os trabalhos estão a ser acompanhados no terreno pela antropóloga Zélia Rodrigues, que após o relatório que vai ser feito no laboratório, a Câmara de Sátão irá seguir as orientações recomendadas que, pode passar pela exposição dos esqueletos para memória futura da história do concelho de Sátão, refere Paulo Santos.

A Câmara de Sátão, diz ainda o autarca Paulo Santos, está atenta às orientações da Direção Geral da Cultura do Centro, para que a descoberta da Necrópole não ponha em causa os trabalhos de requalificação e restauro da Igreja de Santa Maria na vila de Sátão.

Uma vala para trabalhos de restauro da Igreja de Santa Maria, na vila de Sátão, colocaram a descoberto pela primeira vez na história do concelho, ossadas de uma Necrópole da época medieval.

 

Pode ver também

Em Penalva do Castelo bebé faleceu em creche da Santa Casa da Misericórdia 

Esta segunda-feira, 15 de abril, uma menina de três meses faleceu em Penalva do Castelo, …

Comente este artigo