Home / Notícias / Penalva do Castelo: Uma viagem pelas tradições e património de Esmolfe

Penalva do Castelo: Uma viagem pelas tradições e património de Esmolfe

A Câmara Municipal de Penalva do Castelo, em parceria com a Junta de Freguesia de Esmolfe e a Casa do Povo de Esmolfe dinamizaram o percurso pedestre “PR3 PCT Rota dos Cenários do Passado”.

A rota, com 8 km de distância, teve início junto à Igreja de Nossa Senhora da Conceição e percorreu parte da freguesia de Esmolfe, permitindo aos participantes uma viagem pelo património e tradições da freguesia.

O percurso enriquecido pelas explicações do Esmolfense João Evangelista e animações/representações dinamizadas pela comunidade local e elementos do Agrupamento de Escutas 149-Ínsua permitiram um regresso ao passado e proporcionaram momentos de partilha e boa convivência entre os participantes.

Os vários quadros apresentados espelharam a identidade das gentes de Esmolfe que orgulhosamente se envolveram nas encenações e se vestiram a rigor para receber os visitantes e dar a conhecer particularidades da Freguesia e da aldeia de Esmolfe – o berço da rainha das Maçãs Portuguesas – a Bravo de Esmolfe.

O primeiro ponto de paragem foi a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, onde o Coro Paroquial recebeu os caminhantes com uma bonita atuação.

Prosseguiu pelo Relógio de Sol, antigo Forno Comunitário (com uma demonstração da feitura tradicional do pão), as Lavadeiras nos tanques públicos; Alminhas; Necrópole Medieval (X-XII); a Chocalhada, a Malha do Centeio, Jogos Tradicionais; a travessia do Pontão Milenar, os pescadores, a Anta do Penedo do Com, os “Abrigos Naturais” e a Adega do Senhor Miguel.

O Hino de Esmolfe foi escutado em alguns pontos do percurso, cantado pelas vozes Esmolfenses que tão bem o interpretaram.

Ao longo do percurso os participantes foram sendo presenteados com diversos sabores locais e regionais, proporcionando memórias e agradáveis momentos de animação.

No final do percurso realizou-se um agradável almoço convívio no largo do recreio da antiga Escola Primária.

A caminhada permitiu aliar o conhecimento histórico-cultural à prática salutar do exercício físico palmilhando entre encantadores recantos, património, pormenores e paisagens naturais da Freguesia.

 

Pode ver também

O município de Sátão iniciou recolha porta a porta de materiais para reciclagem

O município de Sátão iniciou a recolha porta a porta de materiais para reciclagem junto …

Comente este artigo