Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Moimenta da Beira combate o insucesso e o abandono escolar com novas práticas e métodos

Moimenta da Beira combate o insucesso e o abandono escolar com novas práticas e métodos

O projeto é promovido pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira, no âmbito de uma candidatura ao Norte 2020, que vai durar dois anos.

É o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE). É nele que Solange Serralheiro (Educadora Social), Marlene Coelho (Psicóloga), Rosana Silveira (Intérprete de Língua Gestual Portuguesa) e a Liliana Centeio (Técnica de Educação – só nos primeiros meses), trabalham com “afinco” para poderem criar condições de acesso a uma educação de qualidade, apostando em recursos e meios especializados enquadrados em objetivos pedagógicos apoiados em metodologia e práticas inovadoras.

Elas constituem a equipa multidisciplinar “moimentaainovar“ deste projeto de combate ao insucesso escolar e à redução dos níveis do abandono escolar precoce, projeto que utiliza vídeos temáticos para conseguir com sucesso esses intentos. Mas não só! O modelo usa também outras estratégias e envolve outros parceiros fora da comunidade escolar, agora que o trabalho já pode ser desenvolvido presencialmente.

A Associação dos Bombeiros Voluntários é um desses parceiros fora da escola, com quem a equipa já trabalhou na atividade “Suporte Básico de Vida” que foi direcionada para os alunos do Ensino Secundário.

Por estes dias, e integrado no plano, está a ser utilizado o Creactivity BUS, um autocarro da Fundação “la Caixa”, uma espécie de unidade móvel, espaço concebido para despertar a criatividade das crianças e jovens, onde os alunos participam também em workshops utilizando as novas tecnologias. O interior do autocarro tem várias áreas para desenvolver diferentes competências, entre as quais a área da mecânica, da eólica, da eletricidade e da luz.

Esta atividade no Creactivity BUS visa estimular a criatividade através de propostas interdisciplinares que englobam a ciência, a tecnologia, a arte e a matemática. É destinada aos alunos dos 7°, 8° e 9° anos do Agrupamento de Escolas e aos alunos da Escola Profissional de Moimenta da Beira. Mas todos os outros alunos podem também participar naquelas atividades.

A equipa do PIICIE desenvolve o trabalho a partir do Centro Cultural Infante D. Henrique, o antigo Externato.

 

Pode ver também

Covid-19: Tondela diz que surto não põe em risco jogo com o Boavista

Tondela informou hoje que a realização do jogo com o Boavista, no sábado, da 14.ª …

Comente este artigo