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Ferrovia. Avançam as obras subtroço Pampilhosa – Mortágua – Santa Comba Dão

A Infraestruturas de Portugal, consignou a empreitada de modernização da Linha da Beira Alta do Troço Pampilhosa – Mortágua – Santa Comba Dão, obra que representa um investimento de 74,7 Milhões de euros e um prazo de execução de 810 dias.

A intervenção que agora se vai iniciar no troço entre Pampilhosa e Santa Comba Dão, além de assegurar a modernização da via, irá ligar a um troço de nova linha – a Concordância da Mealhada – que permitirá uma movimentação do serviço ferroviário no sentido Norte-Sul direta da Linha do Norte para a Linha da Beira-Alta, ganhando assim a rede ferroviária nacional um aumento de capacidade na sua gestão.

A obra em causa prevê a execução, entre outras, das seguintes intervenções: Intervenção em 34 km de via; Substituição integral da superestrutura de via com utilização de travessas monobloco polivalentes em betão e carril 60 E1; Alteração do layout da estação de Mortágua para cruzamento de comboios de 750 metros de comprimento e otimização das condições de exploração; Remodelação da estação de Mortágua e apeadeiros, incluindo alteamento, alargamento e prolongamento de plataformas, edifícios e acessibilidades; Reabilitação/reforço de túneis (10) e pontes (8); Supressão de passagens de nível (Luso e Mortágua) e construção dos respetivos desnivelamentos; Construção de ligação direta eletrificada entre a Linha do Norte e a Linha da Beira Alta, a norte da Estação da Pampilhosa, com 3,2 km; Construção de Estação Técnica com linha de resguardo com 820 m entre estacas limite para funcionar como “buffer” de entrada e saída da Linha do Norte; Construção de Viaduto ferroviário com cerca de 1,2 km; Construção de infraestruturas de suporte à componente de sinalização e telecomunicações e implementação de RCT+TP.Com a conclusão das intervenções previstas no âmbito da Modernização da Linha da Beira Alta, prevê-se alcançar uma redução de mais de 120 milhões de tonCO2eq até 2046 e ao mesmo tempo aumentar em cerca de 20% o número de comboios a circular por ano e de 26% do número de toneladas/ano transportadas por esta Linha.

A Linha da Beira Alta, principal ligação ferroviária à Europa, faz parte da rede “core” da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) e integra o Corredor Ferroviário de Mercadorias nº 4. No quadro do Plano de Investimentos Ferrovia 2020, a Ligação Porto/Aveiro – Vilar Formoso (através da Linha da Beira Alta) é definida como um projeto prioritário que visa reforçar a ligação do Norte e Centro de Portugal com a Europa por caminho-de-ferro, de modo a viabilizar um transporte ferroviário de mercadorias eficiente, potenciando o aumento da competitividade da economia nacional.

A “Empreitada de Modernização da Linha da Beira Alta do troço Pampilhosa – Santa Comba Dão e Construção da Concordância da Mealhada” integra a Ação 2015-PT-TM-0395-M – Ligação Ferroviária Aveiro-Vilar Formoso no Corredor Atlântico: Linha da Beira Alta (Pampilhosa-Vilar Formoso), aprovada ao abrigo do Programa CEF (Mecanismo Interligar a Europa) com uma taxa de cofinanciamento de 85%.

 

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