Home / Notícias / Estreia do documentário MEG – Rota do Megalitismo, Templos de Eternidade, em destaque na BTL 2024 

Estreia do documentário MEG – Rota do Megalitismo, Templos de Eternidade, em destaque na BTL 2024 

O premiado filme que evoca o extraordinário património megalítico de Viseu Dão Lafões e Sever do Vouga, referência nacional e internacional, foi apresentado em estreia na BTL e será disponibilizado para o público já no início de março. O dia de sexta-feira na BTL ficou ainda marcado pelo projeto Aldeias do Caramulo, bem como pela restante programação dos municípios.
A estreia do premiado documentário MEG – Rota de Megalitismo, Templos de Eternidade, de Viseu Dão Lafões e Sever do Vouga, foi um dos momentos altos da programação desta sexta-feira da BTL 2024 – Bolsa de Turismo de Lisboa. A apresentação captou atenções, pelas imagens de rara beleza e valiosíssima informação partilhada, lotando o stand da CIM Viseu Dão Lafões e fixando o interesse geral dos muitos visitantes que passavam pelo Pavilhão 2.

Este documentário, que será disponibilizado ao público já em março, foi distinguido no Festival Internacional de Cinema de Turismo, em Outubro, arrecadando o primeiro prémio na categoria de “Melhor Documentário: Investigação em Turismo”. E apresenta-se como uma viagem pelos municípios que compõem Viseu Dão Lafões, num percurso de 500 quilómetros por alguns dos mais extraordinários monumentos megalíticos do Centro de Portugal, muitos deles referência a nível mundial. A saber, o percurso tem um total de 26 dólmens, 13 dos quais monumentos classificados, um deles o Dólmen I de Carapito.

“Este documentário surge como um documento único, de partilha e valorização de um património antigo de extraordinária riqueza, para a região e para o país, como são os monumentos megalíticos existentes em Viseu Dão Lafões. O resultado final orgulha-nos muito. E é uma justa homenagem a esta grande iniciativa que é todo o projeto MEG Rota do Megalitismo da Região Viseu Dão Lafões e Sever do Vouga, parceria das entidades locais com o apoio e chancela do Turismo de Portugal. Podemos confirmar aqui, em plena BTL, que o documentário será disponibilizado para o público já no início de março, através das plataformas digitais da CIM Viseu Dão Lafões”, afirma Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões.

 

Pode ver também

Livro de Alberto Almeida recorda “Lamego na Construção de Abril”

O Município de Lamego continua a apoiar ativamente todas as manifestações culturais existentes no concelho, através, …

Comente este artigo