Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Covid-19: Cerca de 200 pessoas começam na sexta-feira a ser vacinadas em Viseu

Covid-19: Cerca de 200 pessoas começam na sexta-feira a ser vacinadas em Viseu

Cerca de 200 pessoas com mais de 80 anos começam esta sexta-feira a ser vacinadas contra a covid-19 no Pavilhão Multiusos de Viseu, no âmbito de uma experiência piloto que permitirá detetar possíveis falhas no agendamento.

“Amanhã, sexta-feira, vamos iniciar aqui uma experiência piloto, que é a nível de toda a Região Centro. É para tentarmos ver inconformidades e deficiências para que possamos, quando entrarmos em velocidade cruzeiro, termos praticamente as coisas todas buriladas”, disse hoje aos jornalistas o diretor do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões, António Cabrita Grade, no final de uma visita ao espaço.

Segundo o responsável, serão administradas no centro de vacinação do Pavilhão Multiusos de Viseu “200 vacinas para os utentes selecionados”.

“As 200 vacinas são só para a experiência piloto aqui em Viseu, com a USF [Unidade de Saúde Familiar] Lusitana”, explicou, acrescentando que nos restantes concelhos do ACES ainda não começará a vacinação das pessoas com mais de 80 anos.

Hoje à tarde, serão vacinados em Viseu 30 bombeiros voluntários e sapadores e outros tantos na próxima semana.

No total dos 14 concelhos do ACES Dão Lafões, serão vacinados 330 bombeiros esta semana e mais 320 na próxima, acrescentou.

“Será uma tarefa desenvolvida ao longo de duas semanas, em que iremos vacinar as listagens completas dos bombeiros das diversas corporações”, referiu Cabrita Grade.

O responsável explicou que, à semelhança de Viseu, todos os concelhos da área do ACES Dão Lafões terão centros de vacinação a funcionar e realçou a “disponibilidade do poder local” nesse sentido.

Os centros de vacinação instalados na área do ACES Dão Lafões, vão funcionar com marcação prévia do dia e hora em que cada utente vai ser inoculado com a vacina conta a Covid-19, salientou Cabrita Grade.

Dentro dos prazos que estão definidos para a primeira fase da vacinação, o diretor do ACES Dão Lafões, refere que o plano vai ser cumprido para os utentes com mais de 80 anos.

A vacinação nos lares do ACES Dão Lafões está praticamente concluída, Cabrita Grade diz que, apenas falta vacinar os utentes onde foram registados surtos da Covid-19.

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, explicou que “a opção foi a de centralizar num espaço todas as condições de segurança para que as pessoas se possam deslocar” e ser vacinadas.

Apesar dos efeitos negativos da pandemia, Almeida Henriques salientou o facto de ter levado autarquias e instituições de saúde a trabalharem em conjunto e a ganharem aprendizagens para o que poderá vir a ser a descentralização de competências nesta área.

“Tem havido uma preocupação do município: se é preciso fazer, faz-se e depois logo acertaremos contas com o Estado central”, frisou o autarca social-democrata, lembrando que o município já ultrapassou os três milhões de euros de custos com toda a operação relacionada com a covid-19.

A Câmara de Viseu vai garantir o transporte de pessoas que sejam notificadas para receber a vacina contra a covid-19, em articulação com as Juntas de Freguesia.

 

Pode ver também

Lamego investe 800 mil euros na requalificação de espaços públicos

A Câmara Municipal de Lamego vai avançar com obras de requalificação do espaço público do …

Comente este artigo