Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Covid-19: Câmara de Tarouca cria equipa multidisciplinar de apoio à população

Covid-19: Câmara de Tarouca cria equipa multidisciplinar de apoio à população

A Câmara Municipal de Tarouca tem no terreno diariamente uma equipa multidisciplinar para apoiar cidadãos carenciados, mais de 200 famílias, e em isolamento, por causa da covid-19.

“Temos um assistente social, duas psicólogas, uma enfermeira, uma socióloga e um motorista que todos os dias está no terreno, a fazer centenas de quilómetros, com dois dos técnicos”, adiantou o presidente do município Valdemar Pereira.

O autarca explicou que a equipa “recolhe informação do que é necessário, seja apoio psicológico ou bens como medicamentos e refeições” e, mediante as necessidades existentes, “vai o técnico no dia seguinte para dar o apoio”.

Valdemar Pereira adiantou que em março do ano passado, aquando do confinamento geral no início da pandemia, a Câmara prestou apoio a mais de 200 famílias, “mas agora o número está a crescer”, tendo em conta o último ano.

“Esta equipa faz também um levantamento das pessoas que estão a atravessar mais dificuldades, porque há quem tenha vergonha, porque até tinham um bom emprego e estavam bem e, de um momento para o outro, ficaram com a situação dificultada”, apontou.

Neste sentido, o autarca disse que “é uma das razões pelas quais é a Câmara a ir ao encontro da população, porque muitas vezes são os vizinhos que vão relatando os casos, porque a vergonha não lhes permite contactar os serviços sociais” da autarquia.

Esta equipa multidisciplinar agora criada surgiu de um compromisso assumido com o Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) do Douro Sul, para “dar apoio à saúde pública” e, também por isso, “a Câmara tem uma pessoa a contactar diariamente todos os cidadãos do concelho que estão infetados”.

Se algum dos casos positivos precisar de ajuda, “o seu pedido é imediatamente encaminhado para a equipa para que na ronda do dia seguinte essa necessidade seja colmatada”, precisou.

Valdemar Pereira disse que, atualmente, “está também em funcionamento uma cantina onde são confecionadas refeições para a carrinha distribuir por todas as crianças dos escalões A e B do SASE [Serviços de Ação Social Escolar] e pelas famílias mais carenciadas”.

Desde o início da pandemia, a Câmara de Tarouca “já gastou umas centenas de milhares de euros, entre estes apoios, equipamentos de proteção individual para instituições e hotel para os médicos ficarem em isolamento”.

“Para o nosso orçamento já é um bocado de dinheiro”, concluiu o presidente da Câmara, recordando que, para este ano, o orçamento é de 18,2 milhões de euros e o do ano passado foi de 16,8 milhões de euros.

 

Pode ver também

Viseu Dão Lafões investe 78 mil euros em campanhas para atrair mais turistas

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões lançou a campanha “O verão começa aqui”, um …

Comente este artigo