Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / CIM Viseu Dão Lafões revela Carta dos Segredos Gastronómicos da região

CIM Viseu Dão Lafões revela Carta dos Segredos Gastronómicos da região

Chefs Diogo Rocha e Inês Beja dão a conhecer os Segredos Gastronómicos da região em sessões pelo território.

São Pedro do Sul acolheu hoje, dia 6 de dezembro, as duas primeiras ações do projeto Mapa dos Segredos Gastronómicos, iniciativa que tem como objetivo dar a conhecer o importante património gastronómico e vínico do território de Viseu Dão Lafões. Neste dia, foi apresentada a Carta dos Segredos Gastronómicos da região e decorreu a primeira sessão da Academia dos Segredos Gastronómicos.

Promovido pela Associação de Desenvolvimento Dão Lafões e Alto Paiva (ADDLAP), em parceria com a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, o projeto Mapa dos Segredos Gastronómicos visa desenvolver e estruturar um novo produto turístico de natureza intermunicipal, suportado na excelência do património gastronómico e vínico existente na região, nomeadamente nos municípios de Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.  

A primeira ação – a Carta dos Segredos Gastronómicos – é o resultado de um dedicado processo de pesquisa, entrevistas e visitas a produtores da região, com testemunhos de pessoas entre os 70 e os 90 anos, e está já disponível para consulta na plataforma do projeto, em https://mapadossegredosgastronomicos.visitviseudaolafoes.pt

Com base nesta carta, irão ser realizadas três sessões da Academia dos Segredos Gastronómicos, em três escolas profissionais: além da sessão de hoje, irão acontecer a 13 de dezembro, em Viseu, e 17 de janeiro, em Vouzela.  

Esta manhã, a apresentação da Carta dos Segredos Gastronómicos foi moderada por Olga Cavaleiro e contou com a presença das gentes do território que estiveram envolvidas no processo de auscultação e entrevistas. Um momento de partilha que teve como objetivo dar a conhecer, contextualizar e sensibilizar os participantes para a gastronomia e a sua relação com este território.  

No período da tarde, teve lugar um momento de reinterpretação das receitas mencionadas, a cargo do Chef com Estrela Michelin Diogo Rocha (Mesa de Lemos) e da Chef Inês Beja (DeRaiz). Este foi um momento de diálogo entre os Chefs e os participantes, que contribuiu para promover a proteção dos produtos endógenos e do receituário da Carta. 

Entre outras temáticas, as sessões da Academia dos Segredos Gastronómicos incidirão sobre as práticas agrícolas associadas ao ciclo do centeio e do milho, as rotinas dos dias comuns e a abundância dos dias de festa, ou ainda os segredos das tabernas, casas de pasto e romarias. 

Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, sublinha que “é com grande satisfação que a CIM Viseu Dão Lafões presta o seu contributo para um projeto tão significativo como é este Mapa dos Segredos Gastronómicos. A gastronomia e os vinhos são, desde há muito, produtos de referência e que distinguem a nossa região no país e no mundo. Esta iniciativa vem consagrá-los de forma superior, colocando-os no patamar de destaque que justificam. A presença da Olga Cavaleiro e dos chefs Diogo Rocha e Inês Beja nas ações constitui um selo de qualidade que muito nos honra”. 

Para Carlos Cardoso, Coordenador Geral da ADDLAP, “com o Mapa dos Segredos Gastronómicos, vamos dar a conhecer a genuinidade da origem dos produtos gastronómicos e vínicos de Dão Lafões e do Alto Paiva e a forma exclusiva como são confecionados nestes territórios. A gastronomia e os vinhos são aspetos identitários e distintivos destas gentes e, simultaneamente, apresentam um grande potencial de atratividade e notoriedade turística que merece ser trabalhado. Estou certo de que estas duas primeiras ações, e aquelas que se seguirão, serão um grande sucesso”. 

 

Pode ver também

Empresa de Oliveira de Frades assina contrato de 68 ME para viadutos ferroviários no Reino Unido

A Martifer UK, com sede no concelho de Oliveira de Frades, distrito de Viseu, assinou …

Comente este artigo