Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / CIM Viseu Dão Lafões apresentou em Barcelona solução tecnológica inovadora para gestão das estradas

CIM Viseu Dão Lafões apresentou em Barcelona solução tecnológica inovadora para gestão das estradas

A CIM Viseu Dão Lafões apresentou hoje, em Barcelona, uma solução tecnológica que desenvolveu com recurso à inteligência artificial e que serve para monitorizar de forma eficiente as estradas da região. O SGPav M (Sistema de Gestão de Pavimentos Municipal) foi dado a conhecer a nível internacional no último dia do Smart City Expo World Congress (SCEWC), o maior evento mundial sobre a temática das Cidades e Regiões Inteligentes, que decorreu naquela cidade espanhola desde o dia 15. 

A apresentação aconteceu na área de exposição “Smart Portugal”, espaço que a CIM Viseu Dão Lafões partilhou com outras organizações e empresas portuguesas do setor. Neste espaço, localizado numa zona central da feira internacional, foram apresentados “casos de sucesso” a nível nacional, sendo um deles precisamente o SGPav M. 

O SGPav M é uma solução tecnológica desenvolvida pelo Centro de Competências de Gestão de Vias (CCGV), em parceria com as Infraestruturas de Portugal, SA. Este projeto inovador visa a integração dos serviços de monitorização da manutenção da rede viária da região Viseu Dão Lafões, numa lógica multimunicipal. A solução desenvolvida pelo CCGV permite, através de inteligência artificial, a recolha regular de dados relativos às condições do pavimento, integrando-os no Portal Geográfico da região, constituindo-se assim como um observatório permanente daquelas infraestruturas.  

Recorde-se que ontem, dia 16, teve lugar, no mesmo espaço, uma mesa-redonda dedicada ao tema “Portugal Makes Sense – Smart Cities” (em português, “Portugal Faz Sentido – Cidades Inteligentes”), em que participou Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões. Moderada por Miguel de Castro Neto, professor da NOVA IMS, a mesa-redonda contou também com a participação da CIM Oeste e das empresas ALTICE, CEiiA, FocusBC e UBIWHERE. 

O SCEWC recebeu em Barcelona milhares de especialistas de todo o mundo, assim como decisores políticos e representantes de empresas e organizações empenhados em melhorar as suas cidades. Ao longo de três dias, deu a conhecer a experiência das cidades e regiões mais inovadoras do mundo na implementação de projetos em áreas tão importantes como a energia, o desenvolvimento sustentável, o ambiente, a mobilidade e a segurança, entre outras. 

A CIM Viseu Dão Lafões esteve presente na SCEWC, liderando uma missão de trabalho que integrou Presidentes dos municípios do território.  

Paulo Almeida, Vice-Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, faz um balanço final muito positivo da participação. “A CIM Viseu Dão Lafões ocupou durante estes três dias um lugar de grande destaque, lado a lado com os melhores exemplos internacionais no que respeita às cidades e regiões inteligentes. É um caminho que queremos continuar a seguir, com grande ambição”. 

Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, destaca os efeitos positivos da presença. “A presença da CIM Viseu Dão Lafões no SCEWC não poderia ser mais gratificante. Os autarcas da região tiveram a oportunidade de contactar com os melhores projetos e práticas mundiais ao nível das cidades e regiões inteligentes e, simultaneamente, pudemos mostrar que também no nosso território há ideias inovadoras, que têm potencial para ser referências a nível internacional”. 

“Na CIM estamos a lançar as bases para o futuro de uma região inspirada nas pessoas, composta por cidades sustentáveis, onde a colaboração e a participação se conjugam para construir uma sociedade melhor, mais inclusiva, mais próspera e segura. A modernização do nosso território é a chave para conseguirmos reter os nossos melhores quadros e para atrair outros de fora. É, definitivamente, o passo mais correto para reforçar a coesão territorial”, acrescenta Nuno Martinho. 

 

Pode ver também

Natal: Comboio Turístico circula pelas ruas da Cidade-Jardim

Com 6 viagens diárias e ponto de partida na Praça da República (Rossio), o comboio …

Comente este artigo