Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Autarca de Viseu pede apoio ao Ministro do Ambiente para construção da nova barragem de Fagilde

Autarca de Viseu pede apoio ao Ministro do Ambiente para construção da nova barragem de Fagilde

O Presidente da Câmara informou na Reunião de Câmara que, no início desta semana, reuniu com o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Dr. Duarte Cordeiro, sobre temas de grande importância para o desenvolvimento ambiental do concelho.

Em Viseu, numa reunião em que esteve presente o Executivo Municipal, foi discutido o assunto da construção da nova Barragem de Fagilde, a importância da recuperação ambiental de sete Estações de Tratamento de Água Residual (ETAR) que se encontram desativadas, devido à abertura da ETAR Viseu Sul, a pré-adesão de Viseu ao sistema das Águas Douro e Paiva, entre outros assuntos de interesse comum.

Quanto à Barragem de Fagilde, o Ministro do Ambiente e da Ação Climática garantiu que o Governo está comprometido e a aguardar os resultados do estudo que o Município de Viseu está a elaborar em nome da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e que apontará a solução para que o Estado Central invista.

Além disso, foi abordado também o tema da construção do Açude do Catavejo, um investimento considerado essencial pelo Município de Viseu para o processo de reabilitação da bacia hidrográfica do Rio Pavia. Este açude teria como principais objetivos regularizar o caudal do Rio Pavia, evitar os problemas ambientais de seca que Viseu enfrenta nas épocas do Verão, regularizar os caudais de cheia e apoiar o combate aos incêndios que acontecem na região.

Este investimento, acrescentou o Presidente, Dr. Fernando Ruas, ajudaria a “regularizar as cheias na época do inverno e possibilitava que a água fosse libertada de acordo com as mais variadas necessidades no verão”.Ainda sobre o tema das estações que se encontram desativadas, o Município de Viseu e o Governo acordaram procurar soluções que permitam proceder à recuperação ambiental das ETAR. “Não se pode financiar uma nova ETAR, como foi a de Viseu Sul, e depois as outras não têm investimento e não lhes conseguimos dar uma reafectação”, referiu o autarca.

 

Pode ver também

Prova de trail running em Aguiar da Beira atrai 400 pessoas

Corrida e caminhada realiza-se no próximo dia 27 de novembro promovendo as condiçõesfavoráveis do município …

Comente este artigo