Home / Notícias / Plano Ferroviário propõe alta velocidade entre Aveiro – Viseu – Guarda e Vilar Formoso

Plano Ferroviário propõe alta velocidade entre Aveiro – Viseu – Guarda e Vilar Formoso

O Plano Ferroviário Nacional, hoje lançado para discussão pública, prevê a linha de alta velocidade a servir as 10 maiores cidades do país, competindo com o avião e o automóvel, bem como várias ligações a Espanha.

“No final de tudo isto, nós ficaríamos com o serviço de alta velocidade a servir 10 maiores cidades do país”, afirmou o coordenador do grupo de trabalho responsável pelo Plano Ferroviário Nacional (PFN), Frederico Francisco, apresentado esta tarde no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa.

O PFN prevê ainda “várias ligações a Espanha, a partir de todo o território”, apontou o responsável, competindo assim com o avião e o automóvel.

No plano, que recebeu mais de 300 contributos de participação pública, está prevista uma nova linha Évora-Elvas, que já está em curso, que permitirá criar condições para a ligação de alta velocidade Lisboa-Madrid.

Prevê ainda as linhas de alta velocidade Porto-Lisboa, Porto-Vigo e uma nova linha Aveiro-Viseu-Guarda-Vilar Formoso.

Em estudo está também a ligação de alta velocidade Lisboa – Algarve, com duas alternativas, que passam pela modernização da linha existente para reduzir a viagem em cerca de 30 minutos, ou um novo eixo que inclua Évora, Beja e Faro, com tempo de viagem Lisboa – Faro inferior a duas horas.

Relativamente ao transporte de mercadorias, estão previstos novos corredores internacionais pelo Algarve e por Trás-os-Montes e um corredor piloto para comboios de maior comprimento (1.500 metros) entre Sines e a fronteira.

A proposta de PFN hoje apresentada será agora colocada em discussão pública, regressando depois ao Conselho de Ministros, de onde sairá para discussão na Assembleia da República e só depois aprovado.

Lusa

 

Pode ver também

Escola Secundária Frei Rosa Viterbo ficou em 6º lugar no ranking no distrito de Viseu

Atendendo ao ranking publicado recentemente pela Rádio Renascença, referente ao ano letivo 2023/2024, a Escola …

Comente este artigo