Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Câmara de Sernancelhe reedita obra “Estrada de Santiago” de Aquilino Ribeiro, após 100 anos da primeira edição
Escritor Aquilino Ribeiro

Câmara de Sernancelhe reedita obra “Estrada de Santiago” de Aquilino Ribeiro, após 100 anos da primeira edição

O Município de Sernancelhe em colaboração com a família do escritor Aquilino Ribeiro e a Editora Bertrand reeditaram a obra “Estrada de Santiago”, que conta com introdução de Paulo Neto, diretor da Revista “Aquilino”, e prefácio de Luís Marques Mendes.

Segundo a Câmara de Sernancelhe, a iniciativa assinala “um ano marcante na vida e obra de Aquilino Ribeiro, como uma referência das letras portuguesas do século XX”.

Encontrando-se esgotada e cumprindo-se um século da primeira edição, datada de 1922, “Estrada de Santiago” é uma obra composta por um conjunto de novelas marcadas pelas geografias primordiais do escritor Aquilino Ribeiro.

Em entrevista à Alive Fm, Paulo Neto, diretor da revista “Aquilino”, realçou que a reedição da obra “Estrada de Santiago” é baseada na edição de 1956.

A obra “Estrada de Santiago” faz este ano 100 anos de existência, após a primeira edição que data de 1922. O livro é composto por um conjunto de cinco novelas da juventude de Aquilino Ribeiro, a primeira retrata “A maldição cubra os pardais”, Paulo Neto aponta o essencial desta novela do escritor Aquilino Ribeiro.

A segunda novela “Domingo de Lázaro” retrata os três anos em que Aquilino Ribeiro lecionou no Liceu Camões em Lisboa.

A novela da obra “Estrada de Santiago” – “Valoroso Milagre” passa-se no convento de Nossa Senhora da Tabosa , em plena invasão Francesa, recorda Paulo Neto.

“A Grande Dona”, retrata a vida de um moleiro da Azenha do Gorgolhão num ano de seca e fome.

“Bufonaria heroica” refere o diretor da revista “Aquilino” Paulo Neto, a novela tem como cenário o céu e o paraíso, onde estão reunidos os doutores da igreja e os pregadores. Aquilino Ribeiro pretende com esta novela divulgar a sua visão do que se passava à época com a religião.

A reedição da obra “Estrada de Santiago” do escritor Aquilino Ribeira, será apresentada esta sexta-feira, 18 de novembro, pelas 18:00, no Expo Salão, em Sernancelhe.

 

Pode ver também

PSP de Viseu deteve suspeito de perseguir ex-companheira

A PSP de Viseu anunciou hoje a detenção de um homem, de 36 anos, suspeito …

Comente este artigo