Home / Notícias / Viseu: depressão Elsa vai trazer chuva forte e rajadas de vento

Viseu: depressão Elsa vai trazer chuva forte e rajadas de vento

A depressão Elsa, está a caminho de Portugal e deverá levar ao agravamento do estado do tempo já a partir desta terça-feira à noite.

Segundo o Instituto Português do Mar e da atmosfera (IPMA), a depressão Elsa vai afetar numa primeira fase os Açores e só a seguir deverá passar pelo continente.

Portugal continental não será afetado diretamente pela depressão, mas sim pela “corrente zonal” gerada pela diferença de pressão entre esta depressão e um anticiclone localizado a sul do arquipélago dos Açores.

A situação mais gravosa começa já esta terça-feira à noite, mas piora na quarta, quando começarão os efeitos de outra situação meteorológica, a Elsa.

A chuva e o vento serão fortes, o IPMA, acrescenta em comunicado que esta depressão está com um deslocamento rápido e poderá afetar o continente até quinta-feira ou sexta-feira.

Entre quarta-feira e a manhã de sexta-feira, prevê-se um aumento da intensidade do vento em todo o continente, com rajadas até 70 quilómetros por hora e até 110 quilómetros por hora nas terras altas.

De acordo com o IPMA, o distrito de Viseu vai estar sob aviso amarelo.

O IPMA prevê para Viseu, céu geralmente muito nublado, períodos de chuva por vezes forte e persistente entre as 18h00 de quarta-feira e as 00h00 de quinta-feira.

Entre as 15h00 de quarta-feira e as 00h00 de quinta-feira, o distrito está também sob aviso amarelo, devido ao vento, que segundo o IPMA, será moderado a forte nas terras altas, com rajadas que podem chegar aos 100 quilómetros por hora nas terras altas.

O distrito de Viseu vai registar uma temperatura mínima de 5 graus e uma máxima de 12 graus.

O aviso amarelo é o terceiro de uma escala de quatro e revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

 

Pode ver também

Prova de BTT mobilizou centenas de participantes em Aguiar da Beira

Prova de BTT realizada no passado domingo em Aguiar da Beira, recebeu 450 atletas, a …

Comente este artigo