Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Viseu reforça revitalização do folclore e apoio à criação artística local

Viseu reforça revitalização do folclore e apoio à criação artística local

A Câmara Municipal de Viseu aprovou, em reunião pública, o regulamento do novo programa municipal “Viseu Cultura”, dotado com 1,2 milhões de euros de financiamento.

O programa constitui um instrumento de apoio a projetos culturais independentes para os anos de 2018/2019, sendo organizado em quatro linhas de financiamento distintas: “Programar” (antigo “Viseu Terceiro”), vocacionada para eventos culturais; “Animar”, voltada para a animação cultural de equipamentos e/ou locais patrimoniais; “Revitalizar”, com vista ao rejuvenescimento e valorização do folclore; “Criar”, vocacionada para o fomento de criações de artistas locais, sua valorização económica e distribuição.

O novo programa municipal sucede-se ao anterior “Viseu Terceiro” e tem como objetivo sustentar, diversificar, alargar e simplificar o acesso a estímulos para a criação, programação e revitalização cultural no concelho. A formação de públicos, a promoção da sustentabilidade e a inclusão de outras necessidades e manifestações culturais são outros objetivos visados.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques, “a refundação da política de apoio a projetos culturais independentes traça um novo rumo no panorama cultural de Viseu. É renovada a aposta na programação de eventos culturais, mas abrem-se portas à valorização de projetos e ideias para revitalizar e fomentar a identidade, as tradições e o património local. Também os artistas locais terão oportunidade de dar “voz” às suas criações. É uma nova política, mais simples, diversificada e inclusiva”.

O apoio à programação de eventos culturais consolidados ou emergentes é também beneficiado com o novo regulamento, que institui a possibilidade de os projetos consolidados poderem assumir um compromisso de apoio bienal com o Município.

Contemplada está ainda uma linha de financiamento para o quadriénio 2018-2021, no valor anual de 380 mil euros, que assegura o apoio à programação e funcionamento do projeto “Teatro Viriato”, em funcionamento no Viriato Teatro Municipal. O mesmo será concedido através de um contrato de cooperação com o Centro de Artes de Espetáculo de Viseu, no quadro da sua candidatura ao concurso de apoios da Direção-Geral das Artes.

Com a implementação do “Viseu Cultura”, o Município de Viseu aposta ainda na simplificação financeira, através da adoção de “envelopes” de apoio, aos quais as entidades se podem candidatar. O apoio não financeiro, traduzido na isenção ou redução de taxas municipais, cedência de meios técnicos e logísticos e outros serviços, mantém-se disponível.

 

Pode ver também

Resultados Divisão de Honra da AF Viseu

 

Comente este artigo