Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Troço da EN 225 entre Castro Daire e Arouca degradado há vários anos

Troço da EN 225 entre Castro Daire e Arouca degradado há vários anos

A Estrada Nacional (EN) 225, com uma extensão de 90 quilómetros, liga os municípios de Vila Nova de Paiva, entroncamento da Estrada Regional (ER) 329 a Castelo de Paiva, atravessando os concelhos de Castro Daire, Cinfães e Arouca e constituindo um eixo viário fundamental para o desenvolvimento daquela região, salienta em comunicado, o partido Ecologista Os Verdes.

A EN 225, que passa por inúmeras povoações, recordam Os Verdes, tem um papel fundamental para a mobilidade das pessoas, a nível local, como para o desenvolvimento económico daquela região, onde são claramente visíveis os efeitos da interioridade.

Apesar da importância da via para a população que reside nos municípios limítrofes, e para o turismo na região, o troço tem sido sucessivamente esquecido no que respeita à sua manutenção, pois há vários anos que não teve qualquer intervenção de fundo, apesar de muito reivindicada pelas populações e autarquias, salienta Os Verdes.

A EN 225 apresenta, desde logo, problemas estruturais, que resultam em parte do circuito morfologicamente acidentado, sendo sinuosa e estreia em determinados pontos, designadamente em algumas pontes, onde é difícil e/ou impossível o cruzamento de dois veículos pesados.

Para além dos problemas estruturais, a EN 225, em particular o troço que liga a vila de Castro Daire a Cabril (limite deste município com o de Arouca), numa extensão de cerca de 30 quilómetros, encontra-se degradado há vários anos, refere o comunicado dos Verdes.

No troço, são visíveis inúmeros buracos na via, alguns de grandes dimensões, a escassez de passeios nas zonas que atravessam as povoações, a degradação da sinalização horizontal, os abatimentos e irregularidades no piso, a queda de pedras e o risco de desmoronamento de alguns taludes, a insuficiente proteção lateral e inexistência de guardas de segurança para os motociclistas nos rails colocados, supressões constantes da estrada e ameaças de aluimento de muros de suporte, entre outras situações que colocam em causa a segurança de quem utiliza esta via.

Apesar do mau estado em que se encontra a EN 225 e todas as promessas de sucessivos governos, a verdade é que, até ao momento, não há indícios que apontem para a sua requalificação, salientam Os Verdes.

Tendo por base a convicção de que é necessário promover as indispensáveis condições de circulação em plena segurança, o Grupo Parlamentar, Os Verdes, apresentam na Assembleia da Republica um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo a urgente requalificação da EN 225.

 

Pode ver também

A.F.Viseu – Divisão de Honra

Domingo, 24 Novembro, pelas 15h30 10ª Jornada: Ferreira de Aves – Penalva do Castelo Mortágua …

Comente este artigo