Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Sátão: Lançada rota do rio Coja para promover o turismo
Foto Alive Fm / M. Azevedo Fotografia
Foto Alive Fm / M. Azevedo Fotografia

Sátão: Lançada rota do rio Coja para promover o turismo

Está traçada a rota “Pedras do Coja” que abrange a freguesia da Silvã de Cima e povoação da Silvã de Baixo freguesia de Romãs  no concelho de Sátão.

O percurso tem cerca 10 quilómetros e permite aos amantes da natureza percorrerem as margens do rio Coja entre pinhais, terrenos agrícolas e visitarem um vasto património religioso.

A ideia partiu da empresa HBA Evantur promotora de eventos e animação turística, onde participaram também três alunas finalistas do curso de Turismo Ambiental e Rural da Escola Secundária Frei Rosa Viterbo de Sátão.

Helena Castro, directora do Agrupamento de Escolas, diz que esta iniciativa vai ao encontro da necessidade de explorar o setor turístico no concelho de Sátão.

Helena Castro, diz que a vertente turística do concelho de Sátão, é um forte potencial para a criação de emprego jovem.

Hélder Aguiar responsável pela empresa HBA com sede em Silvã de Baixo, diz que a rota “Pedras do Coja” foi traçada aproveitando o trabalho que foi elaborado pelas alunas finalistas do curso de turismo.

A valorização do concelho no setor turístico é um dos objetivos da rota, que para Hélder Aguiar, não tem sido aproveitado da melhor forma.

Beatriz Pina aluna finalista do curso de turismos da Escola Secundária de Sátão e que participou no traçado da rota “Pedras do Coja” não hesitou quando teve de fazer a opção do curso a seguir.

Estando o turismo em forte expansão a nível nacional, Beatriz Pina não tem duvidas de que as entidades responsáveis deviam apostar mais na divulgação das potencialidades turísticas do concelho de Sátão.

A rota “Pedras do Coja” passa pela Quinta do Barreiro na povoação da Silvã de Baixo, o proprietário Amadeu Coelho de 80 anos de idade com raízes satenses e a viver no Brasil, investiu na recuperação de quatro moinhos e anexos envolventes com o objetivo de dinamizar o turismo no concelho.

Os moinhos que foram recuperados estão a funcionar em pleno, apesar de servirem apenas como demonstração, Amadeu Coelho abre a porta para quem os queira utilizar gratuitamente.

Para os amantes da natureza a rota “pedras do Coja” está aberta a partir de ontem.

Galeria de fotografias Alive Fm / M. Azevedo Fotografia

 

Pode ver também

Fotografia de: Bikemagazine

Vencedor da Volta a Portugal em Bicicleta solidário com instituição de Viseu

Nobre e Gustavo Veloso, vencedor da 10ª etapa e da Volta a Portugal em Bicicleta, …

Comente este artigo