Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Monumento de Homenagem ao Ferroviário ergue-se em Vouzela
comboio

Monumento de Homenagem ao Ferroviário ergue-se em Vouzela

O Município de Vouzela e o Museu Nacional Ferroviário associam-se para exposição de Locomotiva a vapor em Real das Donas.

O Município de Vouzela, em pareceria com o Museu Nacional Ferroviário (MNF) e a União de Freguesias de Fataunços e Figueiredo das Donas, vai inaugurar no próximo dia 30 de Julho o monumento de homenagem ao ferroviário.

Constituído por locomotiva, respectivos carris e painel informativo, o monumento pretende homenagear todos os ferroviários e em especial  a memória colectiva das comunidades do concelho com forte ligação ao caminho de ferro, memória esta que perdurou no tempo até aos dias hoje, 27 anos  após a desactivação deste troço da linha do Vale do Vouga.

Construída na Alemanha, a locomotiva que estará exposta foi adquirida em 1907 pelos Caminhos de Ferro de Guimarães. Após 1947, com a integração das Companhias de via estreita na CP, prestaria serviço em vários pontos da rede, contando-se entre estes a linha do Vale do Vouga, percurso que incluía o concelho de Vouzela no troço entre  Viseu e Sernada do Vouga.

O desafio, lançado pelo Município de Vouzela e prontamente abraçado pelo MNF, vem de encontro à missão do museu de promoção do estudo, conservação e valorização do património histórico, cultural e tecnológico ferroviário nacional, através do apoio ao desenvolvimento de iniciativas que visem a sua dinamização, criando condições para o acesso do público à colecção e conferindo-lhe assim a notoriedade e visibilidade que merecem.

A Locomotiva E103, cedida ao abrigo de um protocolo firmado entre a Fundação Museu Nacional Ferroviário e o Município de Vouzela,  ficará exposta em espaço público da localidade de Real das Donas, tendo o Município investido na operação de movimentação e na construção de infraestrutura adequada à sua exposição. Para além das duas entidades parceiras, a preparação das condições técnicas de movimentação e exposição da peça contou ainda com apoio técnico, científico e operacional de outras entidades, entre as quais se contam a Infraestruturas de Portugal S.A. , a EMEF – Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário e a União de Freguesias de Fataunços e Figueiredo das Donas.

A cerimónia de inauguração terá início pelas 11h, no lugar de Real das Donas.

 

Pode ver também

Fotografia de: Bikemagazine

Vencedor da Volta a Portugal em Bicicleta solidário com instituição de Viseu

Nobre e Gustavo Veloso, vencedor da 10ª etapa e da Volta a Portugal em Bicicleta, …

Comente este artigo