Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Há um edifício em Viseu que guarda mistérios difíceis de explicar

Há um edifício em Viseu que guarda mistérios difíceis de explicar

Há um edifício centenário, em plena Rua Direita de Viseu, que tem resistido a todas as tentativas de demolição. Não é indestrutível… mas guarda mistérios difíceis de explicar. Quem o construiu há 100 anos, ingenuamente, tornou-o mais resistente do que pensava.

Raimundo Neves da Silva, Coordenador Científico do “Viseu Património”, explica que inserida na estrutura estão carris de caminhos de ferro muito eficazes no equilibro do edifício.

Orgânico, interligado a vários elementos construtivos com uma geometria complexa … o edifício do “Antigo Orfeão de Viseu” é uma caixinha de interesses, enigmas e surpresas.

A cargo agora do Município de Viseu, e inserido no “Viseu Património”, quem passa pela Rua Direita e olha para o edifício pensa que está em mau estado. Raimundo Neves da Silva garante que as aparências enganam.

O Coordenador Científico do “Viseu Património” defende que há uma lição pedagógica a retirar. O edifício conseguiu demonstrar que para reabilitar bem é preciso conhecer bem o que existe.

O Projecto de Reabilitação já foi aprovado pela Câmara Municipal e devem começar no início do próximo ano.

 

Pode ver também

Mangualde: Em Quarto Crescente: Noites de Encontro com as Artes em Mente

De 18 a 21 de julho, o Largo Dr. Couto, em Mangualde, acolhe mais uma …

Comente este artigo