Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Local / GNR de Viseu levantou cerca de 450 autos por falta de limpeza de terrenos

GNR de Viseu levantou cerca de 450 autos por falta de limpeza de terrenos

A GNR levantou 2615 autos de contraordenação a proprietários de terrenos que não respeitaram a lei que regula o sistema nacional de defesa da floresta contra incêndios, durante o ano passado.

Os distritos de Viseu e Guarda foram aqueles onde foram passados mais autos cujas multas oscilam entre os 140 e 800 euros.

Nos últimos anos a GNR tem reforçado a sensibilização e fiscalização nas zonas mais sensíveis, alertando as pessoas para a obrigação de terem os terrenos limpos junto às habitações, zonas industriais e estradas.

Só no distrito de Viseu foram levantados 446 autos, um número que para o tenente-coronel José Machado, relações-públicas da GNR de Viseu, “reflete o esforço realizado pelos militares”.

“Fizemos ações de fiscalização em todos os concelhos e depois voltámos a passar pelos mesmo locais. Quem não cumpriu a lei foi responsabilizado”, diz o oficial da GNR, adiantando que o trabalho realizado pela corporação no inverno “dará resultados no verão”.

Nesta altura decorre a Operação Ignição Zero que visa sensibilizar as pessoas para o perigo da existência de mata morta junto às casas.

O problema é que a chuva tem obrigado as pessoas a adiar esse trabalho. Agora que está previsto calor, a GNR aconselha os proprietários a terem “muito cuidado com a realização das queimas que podem alastrar para incêndios”.

A época de combate aos incêndios começa no próximo dia 15, com a Fase Bravo. Na fase mais crítica, entre 1 de julho e 30 de setembro, vão estar no terreno 9708 operacionais, 2043 viaturas e 47 meios aéreos.

CM

 

Pode ver também

Localizados os seis desaparecidos nos incêndios de Viseu

De acordo com a adjunta nacional de operações da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, os seis …

Comente este artigo