Canil de Resende: Animais em condições miseráveis denuncia Bloco de Esquerda – Alive FM 89.9 FM – Viseu
Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Canil de Resende: Animais em condições miseráveis denuncia Bloco de Esquerda

Canil de Resende: Animais em condições miseráveis denuncia Bloco de Esquerda

O Bloco de Esquerda de Viseu denuncia a existência de um canil ilegal próximo da vila de Resende, segundo os Bloquistas, o canil é municipal onde “os animais estão em condições miseráveis”.

O canil situa-se ao lado do Matadouro Municipal de Resende, debaixo do nível da estrada, não muito longe do centro da vila e escondido da visão da sociedade.

O canil só tem uma única boxe onde estão mais de 5 ou 6 animais, um autêntico “barracão”, com rede à volta e chapa de zinco, salienta Diego Garcia, do Bloco de Esquerda de Viseu.

Diego Garcia salienta que devem ser as autarquias as primeiras a darem o exemplo, na defesa da proteção dos animais.

Perante a situação o Bloco de Esquerda de Viseu solicitou uma reunião com a câmara de Resende, que até esta data não deu qualquer resposta.

Em Resende todos os animais recolhidos das ruas são colocados no barracão sem qualquer tipo de acompanhamento ou tratamento veterinário, o Bloco de Esquerda desconhece ainda qual é o futuro da maioria dos animais que ali se encontram.

Os animais vivem em condições degradantes, para além de não existir um local de divulgação para adoção, nem um horário de funcionamento público nem sequer uma placa que sinalize o canil.

O Bloco de Esquerda tem conhecimento que já existem duas queixas dirigidas ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, sobre o canil de Resende por alegados maus tratos.

O Grupo de Trabalho do distrito de Viseu para os Direitos dos Animais do Bloco de Esquerda “repudia tais atos e procedimentos e defende que sejam apuradas responsabilidades. Entende o BE que se deve rapidamente apurar responsabilidades, efectuando-se um inquérito por parte do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR, de forma a levar perante a justiça todos os abusos até então praticados.”

O BE “vai também querer saber perante as autoridades competentes, nomeadamente a Câmara Municipal de Resende, que dirige as instalações do canil, que medidas já estão ou não a ser tomadas para acabar com estes casos de maus-tratos aos animais.”

Os Bloquistas exigem que os animais sejam desde já transferidos para um canil municipal com condições dignas ou dados para adoção e que sejam avaliados por um veterinário dada a gravidade da situação.”

 

Pode ver também

Ministério da Justiça estuda proposta para ampliar tribunal de Viseu

Ministério estuda construção de 13 novos tribunais nos próximos 10 anos Governo defende agregação de …

Comente este artigo