Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Câmara de Viseu abate árvores em risco no Parque Aquilino Ribeiro
20914559_1972408689644079_58896210708915070_n

Câmara de Viseu abate árvores em risco no Parque Aquilino Ribeiro

 

Realiza-se esta semana e até à próxima sexta-feira, 25 de agosto, uma operação de abate de árvores secas e em risco no Parque Aquilino Ribeiro, em Viseu. Os trabalhos visam, sobretudo, assegurar a segurança de visitantes do parque.

Esta operação surge no âmbito do projeto de inventário arbóreo da cidade-jardim, desenvolvido em colaboração entre o Município de Viseu, a QUERCUS, a Associação para o Desenvolvimento e a Investigação de Viseu (ADIV) e a Universidade de Trás-os-Montes de Alto Douro (UTAD), que tem também por objetivo a estruturação de um “manual de boas práticas” para a correta plantação, manutenção e salvaguarda do património arbóreo.

A decisão é anterior ao acidente trágico ocorrido no arquipélago da Madeira.

Depois de uma avaliação das árvores existentes naquele Parque foram15 as árvores identificadas como em situação de “avançado estado de degradação”. Os exemplares em causa encontram-se maioritariamente secas ou com fungos, o que acentua, progressivamente, a sua fragilidade e consequente risco de queda.

A curto prazo, e ao invés da replantação de novos exemplares, é opção privilegiar a regeneração natural através das sementes deixadas pelas espécies já existentes e com melhor capacidade de adaptação às condições do parque. Nalguns casos, a proximidade do muro que delimita o espaço é também um fator considerado para a não replantação.

O Município de Viseu apela à melhor compreensão dos munícipes para a possibilidade de, durante estes dias, algumas zonas do parque estarem restritas ou condicionadas por questões de segurança.

 

Pode ver também

bispo

Bispo de Viseu apresentou renúncia ao cargo por motivos de saúde

Segundo a Agência Ecclesia, D. Ilídio Leandro, Bispo de Viseu, apresentou ao Papa a sua renúncia …

Comente este artigo