Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / BE questiona Câmara de Tondela sobre aldeia sem saneamento e água potável

BE questiona Câmara de Tondela sobre aldeia sem saneamento e água potável

A Aldeia de Penedo, na freguesia de Lajeosa do Dão, em Tondela está sem saneamento e sem água potável canalizada. A denúncia foi feita pela Comissão Coordenadora Distrital de Viseu do BE que já pediu esclarecimentos à Câmara Municipal.

Diego Garcia, do grupo, explica que Penedo foi uma das aldeias mais afectadas do concelho de Tondela nos incêndios de Outubro e que a situação se agravou depois dessa data. A água canalizada encontra-se num depósito sem condições de higiene, e segundo os moradores não está em condições de ser bebida. Diego Garcia lamenta que tenham de comprar de água engarrafada por não confiarem na água dos poços e furos depois dos incêndios.

Quanto ao saneamento, os afluentes domésticos vão para fossas particulares que têm de ser despejadas quando enchem. Esse serviço é pago apesar das obras de criação de uma rede de esgotos já estarem começadas. Despesas desnecessárias para o Bloco de Esquerda.

Diego Garcia adianta que questionaram a autarquia se têm sido feitas análises regulares à água do depósito que serve a população e em caso afirmativo exigem saber os resultados obtidos. No que respeita ao saneamento, o Bloco de Esquerda perguntou por que razão a rede ainda não está a funcionar se está praticamente concluída e qual o impedimento para que este saneamento não esteja ligado a uma ETAR ou a um deposito temporário.

O Bloco de Esquerda aproveitou ainda a situação para perguntar à Câmara quantas e quais as povoações do concelho que não estão servidas pela rede de saneamento municipal.

 

Pode ver também

GNR: Seis identificações por incêndio florestal no distrito de Viseu

Os Núcleos de Proteção Ambiental de Viseu, Mangualde e Moimenta da Beira, identificaram seis homens, …

Comente este artigo