Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Almeida Henriques desafia PT a criar base de dados abertos com informação pública útil
Fotografia: PCP
Fotografia: PCP

Almeida Henriques desafia PT a criar base de dados abertos com informação pública útil

O presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, desafiou a PT, durante a sessão do Smart Cities Tour 2017, a criar uma base de dados abertos que permita a partilha pública de informações úteis.

O responsável pela área tecnológica da PT, Alexandre Fonseca, aceitou logo o desafio.

Almeida Henriques considerou que “os dados abertos são ainda em Portugal uma não-realidade” e que o país vive “quase na pré-história” quanto à partilha pública de informações úteis.

O social-democrata lamenta que ainda exista “uma gestão e uma utilização muito conservadora dos dados no país, nomeadamente dos públicos, que limitam e atrasam processos de governação eficiente”.

O intuito do projecto sugerido por Almeida Henriques pretende reunir e organizar “dados fornecidos pelo Estado, autarquias, empresas, universidades e institutos politécnicos, úteis à gestão e à inovação urbanas”.

As vantagens passariam pela “melhoria da governação autárquica e de tecnologias de informação já existentes nos municípios e a melhoria de serviços de ensino, saúde, mobilidade, turismo e restauração, comércio e segurança das cidades”.

O responsável pela área tecnológica da PT explicou que há “um conjunto de problemáticas que têm de ser trabalhadas, como a segurança e a privacidade” mas que o “desenvolvimento das grandes organizações mundiais na área dos dados, da informação, baseia-se hoje em tecnologias, em princípios abertos”.

 

Pode ver também

01

24 Setembro: Saiba quais as estradas que vão estar cortadas na Meia Maratona do Dão

A Polícia de Segurança Pública de Viseu informa que no dia 24 de setembro irá …

Comente este artigo