Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / “Agressões” de Borges da Silva levam a queixa na ERC
ERC

“Agressões” de Borges da Silva levam a queixa na ERC

A reunião da Câmara de Nelas acabou, mais uma vez, da pior forma.

Esta foi uma gravação que chegou à nossa redacção a mostrar um suposto   atentado à liberdade de imprensa ao jornalista José Silva, do Centro de Notícias.

O jornalista, em declarações à Alive Fm, explica que a reunião à semelhança de outras descontrolou-se. José Silva garante que estava a fazer uma cobertura jornalística normal quando o presidente e vereadores se desentenderam por causa das contas da Câmara.

José Silva garante que o autarca levantou-se em direcção ao vereador Adelino Amaral, que se tinha sentado em sinal de protesto ao lado do jornalista por ter sido impedido de falar na discussão das Contas e Relatório de 2016 da autarquia, aos berros com acusações quando decidiu captar imagens da situação.

Borges da Silva decidiu, segundo o jornalista, “agredir-lhe o braço” para deitar o dispositivo ao chão, ficando assim impedido de fazer o seu trabalho porque o material deixou de funcionar.

José Silva já fez chegar à Entidade Reguladora da Comunicação Social a queixa formalizada da situação.

A rádio AliveFm tentou contactar o autarca Borges da Silva até à publicação desta notícia, mas em vão.

 

Peça de Maria Sousa/AliveFm.

 

Comunicado na íntegra do jornalista José Silva, do Centro de Notícias:

«5 de Maio pelas 11h58m. Reunião de Câmara pública em Nelas

 Fui alvo, de forma vil e atroz, do presidente da Câmara Municipal de Nelas, José Borges da Silva, em plena reunião pública de Câmara. O autarca atentou violentamente contra a liberdade de imprensa, quando eu estava a fazer registos fotográficos da reunião. Dirigiu-se a mim de forma intempestiva, agrediu-me no braço, atirando o dispositivo para o chão, sugerindo que eu estaria a filmar. Isto depois de minutos antes ter dito que podia tirar as fotografias que quisesse (gravações da reunião provam-no), situação que aliás ocorreu largas dezenas de vezes em reuniões anteriores (desde 2009).

O dispositivo deixou de funcionar e fui impedido de continuar a captar imagens da reunião, com elevado interesse público, em que um presidente de Câmara estava a dirigir-se de forma altamente agressiva a um Vereador do seu partido, que estava muito calma e serenamente a ouvi-lo, dizendo aos berros “os senhores estão aqui de má fé e querem ganhar as eleições na secretaria”, isto depois do referido Vereador (Adelino Amaral), ter sido pelo próprio presidente, impedido de falar na discussão das Contas e Relatório de 2016 da autarquia.Ou seja, estava a decorrer uma situação com elevador interesse público, justificativa de captação de todas as imagens posssíveis.

De lembrar que como se pode comprovar na gravação da reunião, o edil de Nelas ainda me ameaçou de expulsão (de forma veemente), pelo simples facto de estar a captar imagens.

 Nunca fui criticado, contestado, desmentido, fosse em que local fosse, nem sequer recebi cartas ao diretor, notas de imprensa a contestar o meu trabalho e a veracidade dos relatos e noticias, por parte do Presidente da Câmara Municipal de Nelas, José Borges da Silva. De referir ainda que tenho uma gravação em meu poder, de algumas perguntas que fiz ao autarca, na passada Quarta feira 3 de Maio.

 Muito importante será SOLICITAR ao abrigo da Lei a gravação da reunião (as reuniões de Câmara são gravadas).

 6 de Maio – TRAIL CAMINHOS CRUZADOS. Quinta da Teixuga (Vilar Seco – Nelas)

 Pelas 9h20 minutos, no dia seguinte, José Borges da Silva, pega no microfone e humilha, insulta e discrimina o jornalista, perante mais de 300 pessoas, dizendo que não é da terra e vem viver à custa dos empresários locais, quando eu estava a efetuar uma ampla cobertura jornalística do evento.

Exerço jornalismo há 11 anos, fui a largas dezenas de reuniões de Câmara em Nelas, como repórter, e nos oito anos de poder da ex Presidente da Câmara,Isaura Pedro,com muitos tumultos também,nunca vi algo similar e o meu trabalho foi sempre respeitado.

 Testemunhas : 

 Luis Leonardo

 Vereadores de todos os PARTIDOS 

 Adelino Amaral

 Rita Neves

 Manuel Marques

 Alexandre Borges 

 Artur Jorge Ferreira»

Fotografias cedidas à nossa redacção:

 

Pode ver também

21706621_1993730450908119_1876687289_o

Espaço do Cidadão instala-se em Santar

Santar disponibiliza a partir de agora aos seus moradores um “Espaço do Cidadão”. Situado no …

Comente este artigo