A câmara de Vouzela começou a aplicar o dinheiro da conta solidária criada no período pós-incêndio com a missão de dar resposta às despesas que não seriam objeto de apoio por parte de mecanismos públicos.
Na tentativa de devolver a “normalidade” possível a algumas famílias, a prioridade foi a aquisição de animais. Foram compradas cinco vitelas, no valor de 7 mil e 500 euros, que foram entregues, nas freguesias de Ventosa e União de Freguesias de Cambra e Carvalhal de Vermilhas.
Com este incentivo, a autarquia pretende, para além de dar apoio a quem tanto perdeu, que a atividade pecuária no concelho não decresça, mantendo o empenho na promoção e divulgação da Vitela de Lafões.
Esta foi a primeira de outras entregas de animais que a autarquia vai promover noutros pontos do concelho e a outras famílias afetadas pelos incêndios de outubro que, recorde-se, mataram mais de 600 vacas, cabras e ovelhas em Vouzela.
Para além dos animais, foram também adquiridas 100 mil telhas, no valor de 45 mil euros, que estão a ser distribuídas com o objetivo de ajudar a reconstruir os currais destruídos pelas chamas.
Comente este artigo