Home / Notícias / Viseu: Saiba quais os doce eleitos para a categoria “7 Maravilhas Doces de Portugal”
Pinha D' Ouro Carregal do Sal

Viseu: Saiba quais os doce eleitos para a categoria “7 Maravilhas Doces de Portugal”

O painel de especialistas votou segunda vez e identificou os 140 doces nomeados que avançam na eleição das 7 Maravilhas Doces de Portugal.

Agora esta lista foi reduzida a 7 doces por distrito e região autónoma, uma lista final que avança para votação do público.

No distrito de Viseu passaram à próxima fase Castanha de ovos de Viseu, Cavacas de Resende, Cavacas de Viseu, Pão-de-ló de milho com molho de limão de São Pedro do Sul, Pinha D’ Ouro de Carregal do Sal, Pastel de Vouzela e Viriato.

O painel de especialistas é constituído por 140 personalidades, 7 de cada distrito e regiões autónomas. Recorde-se que a organização recebeu 907 candidaturas, num envolvimento sem precedentes de todo o país.

Estes 140 doces vão ser votados pelo público em 20 programas de daytime, a emitir em direto pela RTP, nos meses de julho e agosto. De cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semifinais.

Uma novidade desta edição é a existência de um Grande Júri, órgão de deliberação constituído por 7 figuras do espaço mediático, que será responsável pela da repescagem de 8 candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas apurados pelo público, resultando numa lista de 28 pré-finalistas.

Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de agosto, dois programas em direto na RTP1, transmitidos em horário nobre. Em cada semifinal são apurados os 7 doces, aqueles que tenham mais votos contabilizados. Nesta fase os 7 elementos do Grande Júri assumem grande preponderância, comentando e provando os doces.

A Gala Finalíssima decorre a 7 de setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos 7 doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal.

 

 

Pode ver também

Mangualde atinge o maior número de bolseiros do ensino superior e aumenta verba em 40%

O Município de Mangualde tem este ano letivo 53 bolseiros do ensino superior, o maior …

Comente este artigo