Home / Notícias / Viseu: Nova Unidade de Saúde Familiar continua sem data prevista para abrir

Viseu: Nova Unidade de Saúde Familiar continua sem data prevista para abrir

Após reunião com a ministra da saúde, Marta Temido, o presidente da Câmara Municipal de Viseu diz que, continua a aguardar uma justificação do Ministério da Saúde para não cumprir o protocolo que assinou para abrir a nova Unidade de Saúde Familiar, ainda sem data prevista para abrir portas.

Fernando Ruas recorda que ficou acordado que “quando as obras tivessem concluídas, o que se previa para o final do ano de 2021, se abrisse a Unidade de Saúde Familiar (USF) ficando protocolado para janeiro de 2022”.

O autarca de Viseu, recordou que o edifício da Casa das Bocas, está pronto e equipado, foi feito o auto de receção provisória e, após a reunião com a ministra da saúde, diz não entender que uma unidade de saúde familiar que vai abranger um universo de 18 mil utentes e 10 mil não têm médico de família esteja pronta mas de portas encerradas.

Fernando Ruas disse que “a dificuldade em arranjar meio humanos deveria ter sido previsto, aquando da assinatura do protocolo, no entanto o autarca de Viseu realça que, a USF está fechada [por falta de resposta do Governo]”.

O autarca disse ainda que há médicos a “lamentarem a grande afluência aos hospitais por falta de pontos de rede” quando as obras de requalificação do edifício da Casa da Bocas, na rua João Mendes que deram lugar a uma Unidade de Saúde Familiar estão concluídas, aguardando apenas luz verde por parte do ministério da saúde para abrir.

 

Pode ver também

Operação Censos 2024: Viseu – GNR sinalizou 3.325 idosos que vivem sozinhos ou isolados

No âmbito da operação “Censos 2024”, a GNR (Guarda Nacional Republicana), sinalizou entre 1 de …

Comente este artigo