Home / Notícias / Viseu coloca no terreno campanha de sensibilização para a reciclagem

Viseu coloca no terreno campanha de sensibilização para a reciclagem

Painéis informativos estão a ser instalados em 265 ilhas ecológicas, em vários pontos do concelho.

Uma iniciativa no âmbito do programa VISEU RECICLA “1,2,3: Chegou a sua Vez!” ou “A culpa não é do saco!” são duas das várias mensagens que estão a revestir 265 ilhas ecológicas em vários locais do concelho.

A campanha municipal, no âmbito do programa VISEU RECICLA, avançou no início deste mês de março, e pretende reforçar a mensagem sobre o acondicionamento e separação de resíduos, a recolha de “monstros” ou resíduos verdes e a utilização do Ecocentro através destes painéis informativos, à disposição dos viseenses. 

Neste contexto, os moloks indiferenciados, sejam os individuais ou em contexto de ilha ecológica, estão a ganhar uma nova “cara” com um painel que inclui o número verde do Planalto Beirão, a morada do Ecocentro, radicado em Mundão, e várias indicações de como fazer a reciclagem dos equipamentos elétricos e eletrónicos.

A campanha traduz-se ainda na implementação de mupis, na cidade e Freguesias, e digitalmente, nas redes sociais do Município, onde são igualmente divulgadas informações sobre a temática.  

Com esta nova campanha de informação e sensibilização ambiental, o cidadão pode ainda saber mais sobre o sistema de reciclagem e informação detalhada sobre a separação de resíduos e os procedimentos de deposição. 

O ambiente e a sua preservação são, aliás, aspetos cruciais das políticas de sustentabilidade.

O Município de Viseu tem colocado uma série de investimentos no terreno, tais como a substituição da frota de limpeza urbana por viaturas elétricas amigas do ambiente e a duplicação da capacidade de recolha seletiva, com 406 novas ilhas ecológicas instaladas. 

Para além das ilhas, também a frota afeta à recolha de resíduos foi reforçada em nove novos veículos: três a gás natural para recolha de resíduos indiferenciados, cinco para recolha seletiva de resíduos, e um para recolha de resíduos porta-a-porta junto dos comerciantes.

O serviço porta-a-porta já conta com a participação de 65 estabelecimentos comerciais aderentes. 

Em 2020, Viseu conseguiu atingir resultados muito positivos no que toca à reciclagem: a meta nacional definida para cada cidadão era de 29kg, sendo que, cada viseense, reciclou em média cerca de 45kg.

Globalmente, cerca de 4,4 toneladas de resíduos seletivos foram enviados para a reciclagem (mais 1,4 toneladas face ao ano de 2018), o que representou uma poupança municipal de 432 mil euros.

 

Pode ver também

Carlos Ribeiro foi eleito presidente da Concelhia do PSD de Vila Nova de Paiva

Um acto eleitoral que contou com a participação de 60% dos militantes com direito a …

Comente este artigo