Home / Notícias / Viseu: Parque Aquilino Ribeiro abre as portas a uma nova edição do “Verão no Parque”

Viseu: Parque Aquilino Ribeiro abre as portas a uma nova edição do “Verão no Parque”

O mês de junho, em Viseu, arranca com uma nova edição do Verão no Parque. A iniciativa tem início esta quarta-feira, dia 7 de junho, em pleno pulmão verde da Cidade-Jardim – o Parque Aquilino Ribeiro -, proporcionando uma vasta programação para toda a família, com especial incidência às sextas-feiras, sábados e domingos, até ao final do mês de julho.

Música, teatro, dança, gastronomia, artesanato, saúde e bem-estar são as principais áreas e artes que dão o mote ao conjunto de atividades e iniciativas. Não faltarão concertos, com especial destaque para artistas e bandas do concelho e região, mas também peças de teatro para toda a família, animação de rua, mostra de tradições, concursos musicais, entre outras experiências e atividades, sempre numa lógica intergeracional.

Esta quarta-feira, dia 7, é a banda Expresso Cool que abre o palco do “Verão no Parque”, com um concerto pelas 21H30. Já na quinta-feira, dia 8, com o cair da tarde, o palco do Parque volta a ganhar vida – e ritmo – com a atuação de Com Cordas, pelas 18 horas. Na sexta-feira, dia 9, a noite conta com o espetáculo de Alex Lima e Dani Zulu “Canções e Batucadas” a partir das 21H30, enquanto no sábado, dia 10, o espetáculo fica a cargo de Adfectus. No próximo sábado, a manhã começará com uma aula de Hatha Yoga, com Giulia Baptista, sendo que o final da tarde, pelas 17 horas, reserva a peça de teatro “Na ponta do nariz”, do grupo O Som do Algodão.

De regresso esta quarta-feira estará também o Mercado de Boticas, que se instalará no Parque com uma oferta variada de produtos agroalimentares, de artesanato, moda e decoração. Contará com cerca de 10 boticas tradicionais, cuja ocupação será rotativa (semanalmente), permitindo dar a conhecer diferentes projetos e negócios locais e regionais, estimulando assim o pequeno comércio. De 7 a 11 de junho, estarão pelo Parque: Akimi Handmade Couture, Ana Verónica, Angela Artes, Arte da Treta, Magia dos Amigurumis, Miminhos da Regada, Mininês, Nuno Ribaz, Olaria Em Artes e Portugal Encantado. 

O Parque Aquilino Ribeiro assumir-se-á também como um pequeno restaurante a céu aberto, ao oferecer diversas propostas gastronómicas, nas tradicionais casinhas de madeira, que ocuparão a “avenida” central deste espaço, na qual já estão também instaladas as mesas merendeiras, que convidam ao convívio e a uma refeição no espaço. Estará também presente a street food, garantindo a todos os visitantes o conceito de “comida de pegar e levar”. A rotação dos operadores será, igualmente, semanal, dando espaço ao maior número de interessados. De 8 a 11 de junho, irão ocupar os “restaurantes” a Associação Gastronómica do Rancho da Póvoa de Sobrinhos, o Lê Marçal e o Moto Clube de Viseu; e a Barriga Cheia e a Barraca Gula marcarão presença no espaço de street food, de 7 a 11 de junho.

No dia 8 de junho, Viseu recebe também a 25ª edição do “Lés-a-Lés” – uma aventura anual mototurística – que promete encher as ruas de Viseu com 2500 motociclistas. Uma ligação de 1144 quilómetros entre Bragança e Vila do Bispo, com passagem por Ourém e Viseu, que será cumprida totalizando, no global, 2 499 640 quilómetros. Nesta noite, o Parque da Cidade é o anfitrião de todos estes convidados especiais para o jantar, levando os restaurantes instalados no Parque a dedicarem-se aos participantes do “Lés-a-Lés” através da confeção de cozinha típica viseense.

Serão também outros eventos e projetos da agenda cultural de Viseu que terão no Parque Aquilino Ribeiro um palco privilegiado. É o caso da Festa das Freguesias, integrada nas Festas Populares de Viseu, que regressa a este espaço verde para promover aquilo que de melhor tem para oferecer cada uma das 25 Freguesias do concelho, de 16 a 18 de junho; e o Festival de Jazz de Viseu, o “Que Jazz é Este?”, de 19 a 23 de julho, um dos muitos projetos apoiados pela autarquia no âmbito do programa municipal EIXO CULTURA VISEU.

De destacar ainda a reabertura do Carrossel instalado no Parque, que já está em funcionamento todos os dias da semana (dias úteis no período da tarde, entre as 14 e as 19 horas); sábados, domingos e feriados no período da manhã (10 e 12 horas) e da tarde (14 e 19 horas).

 

Pode ver também

Livro de Alberto Almeida recorda “Lamego na Construção de Abril”

O Município de Lamego continua a apoiar ativamente todas as manifestações culturais existentes no concelho, através, …

Comente este artigo