Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Vila Nova de Paiva recebeu edição do Balcão Único do Prédio

Vila Nova de Paiva recebeu edição do Balcão Único do Prédio

A Estrutura de Missão – eBUPI, em parceria com a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, promoveu, hoje, dia 28 de setembro, a sexta edição do BUPi Envolve.

Esta sessão, que teve lugar no Auditório Municipal Carlos Paredes (Município de Vila Nova de Paiva), teve por objetivo aumentar a proximidade com a comunidade e com os técnicos habilitados que trabalham, diariamente, com a plataforma Balcão Único do Prédio (BUPi).

A abertura do evento esteve a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva, Paulo Teixeira Marques, que referiu que “este projeto, estruturante para o futuro da nossa região, encerra o grande desafio de fazermos com que os nossos cidadãos se interessem mais pelos seus terrenos, para que no futuro, os seus filhos e os seus netos saibam onde podem investir, seja na agricultura, ou na floresta”.

Seguiu-se a intervenção do Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, que destacou “as mais de 130 mil RGG’s que fazem da região de Viseu Dão Lafões o território com mais processos de registo efetuados”, enaltecendo, “o papel fundamental que os 36 técnicos habilitados da região, em conjunto com os técnicos habilitados dos municípios e com os 14 gestores municipais, desempenham para o sucesso deste ambicioso projeto”.

A Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado (eBUPi), aproveitou a ocasião para esclarecer temas relevantes e dúvidas mais comuns, tendo o encerramento da sessão, ficado a cargo da Coordenadora da eBUPi, Carla Mendonça.

Recorde-se que o Balcão Único do Prédio, também conhecido por BUPi, é uma plataforma eletrónica que, aliada a uma rede de balcões de proximidade, permite a identificação das propriedades de forma simples e gratuita. Sendo um procedimento obrigatório para a realização de escrituras de compra e venda de terrenos ou propriedades, usucapião, permutas ou doações, partilhas e também para a realização de novos registos.

Em Viseu Dão Lafões, este projeto resulta de uma candidatura apresentada pela CIM, ao Programa operacional CENTRO 2020, com vista à implementação de um Sistema de Informação Cadastral Simplificado na região, num investimento global superior a 2,3 Milhões de euros. Fruto desta iniciativa, cuja primeira fase foi lançada a 21 de junho de 2021, já foram realizados mais de 130 mil processos de registo de propriedades rústicas nos 14 municípios do território.

O BUPi Envolve é um evento organizado pela eBUPi e pretende ser um espaço de partilha entre os técnicos habilitados BUPi dos municípios aderentes ao projeto, mas também de envolvimento da comunidade relativamente à plataforma e ao cadastro simplificado.

Fonte CM Vila Nova de Paiva

 

Pode ver também

Natal: Comboio Turístico circula pelas ruas da Cidade-Jardim

Com 6 viagens diárias e ponto de partida na Praça da República (Rossio), o comboio …

Comente este artigo