Home / Notícias / Universidade de Bournemouth, do Reino Unido, realiza trabalhos Paleoambientais e Arqueológicos em Nelas

Universidade de Bournemouth, do Reino Unido, realiza trabalhos Paleoambientais e Arqueológicos em Nelas

O Município de Nelas recebeu, pela primeira vez, uma equipa de investigadores da Universidade de Bournemouth, na semana passada. Atualmente, o Departamento de Arqueologia e Antropologia da referida Universidade (Bournemouth University Department of Archaeology & Anthropology) encontra-se a colaborar com a equipa do Projeto NeoMega do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (UNIARQ), unidade académica responsável pelos trabalhos arqueológicos desenvolvidos no Concelho de Nelas, até ao momento e, no corrente ano, a realizar na Orca da Lapa do Lobo.

A equipa da Universidade de Bournemouth realizou ainda recolhas de amostras botânicas em diversos sítios do Concelho, com o objetivo de se construir uma coleção de referência da biodiversidade vegetal para ajudar a identificar as diferentes espécies de plantas que possam ser observadas em qualquer registo arqueológico datado. Trata-se de uma etapa do projeto de investigação internacional que pretende reconstituir o coberto vegetal das comunidades pré-históricas, construtoras e utilizadoras dos monumentos megalíticos do concelho: Orca das Pramelas (Canas de Senhorim), Orca do Folhadal (Nelas), Orca do Pinhal dos Amiais (Senhorim) e Orca da Lapa do Lobo. Paralelamente, esta investigação procura compreender como os nossos antepassados se integraram e interagiram com o meio ambiente, assim como é que eles foram afetados por alterações climáticas durante estes últimos cinco mil anos.

Foi ainda possível iniciar um conjunto de trabalhos de levantamentos tridimensionais (3D) e topográficos com tecnologia inovadora, suscetíveis de serem futuramente utilizados para diversos fins no campo da museologia e investigação científica.

Já a partir do próximo dia 14 de agosto 2023, serão retomadas as escavações arqueológicas na Orca da Lapa do Lobo, dando continuidade à investigação iniciada por João Carlos Senna-Martínez.

 

Pode ver também

Vila Nova de Paiva: Município entregou 14 incentivos à natalidade

O Município de Vila Nova de Paiva continua a apoiar as famílias “Paivenses”, ao abrigo …

Comente este artigo