Home / Notícias / Túnel sob escadório do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios reduz carros no centro de Lamego

Túnel sob escadório do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios reduz carros no centro de Lamego

A Câmara de Lamego vai investir mais de 1,3 milhões de euros na construção de um túnel sob o escadório do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, que permitirá reduzir o tráfego automóvel no centro da cidade.

“Lamego vai ter uma nova via estruturante de entrada e saída da cidade”, refere a autarquia, em comunicado hoje divulgado, explicando que esta ligação “unirá a zona da ‘meia laranja’ ao cruzamento com a Estrada Nacional 2 (junto às piscinas cobertas municipais)”.

A nova infraestrutura viária representa um investimento de 1.388.550 euros (mais IVA), será executada no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano e conta com um financiamento de 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

A autarquia avança que as obras devem começar no segundo trimestre deste ano e durar 12 meses.

“Com duas faixas de rodagem, uma em cada sentido, a nova passagem inferior permitirá uma ligação mais rápida e confortável à A24 e ao nó de distribuição viária da Praça Dr. Fernando Amaral”, explica.

Segundo a autarquia, “a evolução urbana de Lamego e a morfologia do seu território colocam problemas de articulação viária entre o seu núcleo central e as restantes zonas, levando grande parte dos automobilistas a atravessarem o seu centro”.

O túnel será construído para “aliviar este grave constrangimento”, sublinha.

A autarquia garante que o projeto de arquitetura “atenua os efeitos” da construção do túnel, “junto de um dos monumentos arquitetónicos mais visitados da região do Douro”.

“Serão aproveitadas ao máximo as áreas destinadas aos espaços exteriores adjacentes, dando-lhes um tratamento que contribua para a sua valorização e enquadramento paisagístico”, acrescenta.

 

Pode ver também

Homem de 74 anos morre em acidente com trator

Na manhã desta sexta-feira, 19 de abril, o acidente com um trator provocou a morte …

Comente este artigo