Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Três centenas de músicos em palco no Festival Internacional de Música de Viseu

Três centenas de músicos em palco no Festival Internacional de Música de Viseu

Três centenas de músicos vão estar, durante o mês de abril, nos vários palcos do 15º Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu, que retomará os concertos com público, após duas edições condicionadas pela covid-19.

Apesar da pandemia, o festival não parou e os músicos, “que tanto sofreram naquele período”, conseguiram fazer o seu trabalho e “levá-lo às pessoas, mas as pessoas estavam em casa”, lembrou o diretor artístico, José Carlos Sousa.

Entre 02 e 29 de abril, já será possível assistir presencialmente a 19 concertos, que envolvem cerca de 300 músicos (a maior parte deles das orquestras), em representação de países como Brasil, Argentina, China, Eslováquia, Grécia, Espanha, França, Itália e Portugal.

Segundo José Carlos Sousa, será a primeira vez que se juntam seis orquestras numa edição do festival, nomeadamente Orquestra Juvenil de Viseu (dia 10), Orquestra de Saxofones do Dão (dia 13), Pangea e Orquestra Poema (dia 14), Orquestra Filarmónica Portuguesa (dia 22), Orquestra Filarmónica das Beiras e Quarteto do Rio (dia 24) e Orquestra XXI (dia 29).

O responsável disse aos jornalistas que os concertos das orquestras se realizam na Aula Magna do Politécnico de Viseu, à exceção do marcado para o dia 22, que, atendendo ao número de músicos, ocorrerá no ginásio da Escola Secundária Emídio Navarro.

António Rainho, presidente da Proviseu e diretor do Conservatório Regional de Música de Viseu, realça que o Festival Internacional de Música que vai decorrer em Viseu durante o mês de abril, tem um cartaz de “luxo” e a cidade vai uma vez mais “ser a capital da música a nível nacional”.

A vereadora Leonor Barata frisou que o festival é um dos eventos âncora da programação da cidade, que “são fundamentais, porque permitem ter uma dinâmica coerente e constante da atividade cultural”.

O Festival Internacional de Música de Viseu vai mantr a aposta na formação, com masterclasses e workshops destinados a estudantes e profissionais de música nas áreas do piano, do clarinete, do violino e da guitarra, e os habituais concertos pedagógicos em escolas e outras instituições da cidade.

O orçamento do 15º Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu é de cerca de 150 mil euros, estando ainda por definir o valor a atribuir pela autarquia.

 

Pode ver também

Autarquia de Santa Comba Dão atribui mais de 120 mil euros a associações

A Câmara de Santa Comba Dão vai apoiar este ano vinte associações com expressão concelhia …

Comente este artigo