Home / Notícias / Mangualde: Torneio de Futsal reúne cerca da uma centena de padres de Dioceses do país

Mangualde: Torneio de Futsal reúne cerca da uma centena de padres de Dioceses do país

A 16.ª edição do torneio de futsal “Clericus Cup”, que reúne cerca de uma centena de padres provenientes de várias dioceses do país, tem lugar no Município de Mangualde, nos dias 3, 4 e 5 de julho de 2023.

O Presidente da Câmara Municipal de Mangualde Marco Almeida referiu que “Com este torneio, Mangualde vai passar a ser a capital do desporto ligado ao Clérigo, e, por isso, é de facto um momento de grande importância para o nosso concelho. É uma oportunidade para promovermos o concelho e as diversas atividades desenvolvidas na Região. Tudo faremos para que esta edição seja um sucesso”.

Sobre a escolha do Município para o local do torneio, o autarca mangualdense salientou que “Mangualde tem provas dadas por parte do movimento associativo do concelho, mas também do setor do desporto do Município, demonstrando o profissionalismo existente na área”, acrescentado ainda que vai permitir “destacar o trabalho desenvolvido pelos párocos, pela Diocese, que vão dar um grande exemplo de que há mais vida para além do grande trabalho realizado no dia a dia”.

O programa da iniciativa é composto por diversos jogos, abertos ao público, de acesso livre, que decorrem no Pavilhão Municipal de Mangualde e no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária Felismina Alcântara, mas, também, por momentos culturais e de celebração.

Este torneio conjuga o desporto com a sã convivência entre os padres participantes na iniciativa, que detém experiências pastorais díspares e que as vão poder partilhar entre si nos dias em que decorre o evento. Para além da dimensão competitiva, o torneio procura ter uma vertente cultural, no âmbito da promoção da região.

A 16.ª edição conta com a presença de Clérigos das seguintes Dioceses: Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real (anfitriões e vencedores da última edição), Lamego, Viseu, Guarda e Vicentinos/Alentejo.

O primeiro momento do torneio de futsal acontece pelas 15h30 do dia 3 de julho, no auditório da Biblioteca Municipal de Mangualde, com a receção oficial e sorteio. Neste mesmo dia, entre as 17h00 e 19h00, no Pavilhão Municipal de Mangualde e no Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária Felismina Alcântara (ESFA), acontecem os jogos da fase de grupos.

Na segunda-feira, 4 de julho, durante a manhã, entre as 10h00 e as 12h00, os jogos da fase de grupos continuam no Pavilhão Municipal de Mangualde e no Pavilhão Gimnodesportivo da ESFA. O programa da tarde engloba uma tarde cultural, com visita a diversos pontos do concelho, permitindo conhecer os produtos da região, terminando com um momento de celebração, a Eucaristia presidida pelo Bispo da Diocese de Viseu, D. António Luciano, que acontece pelas 18h30, no Santuário da Nossa Senhora do Castelo.

O último dia do evento, 5 de julho, é dedicado aos jogos da fase de grupos, entre as 10h00 e as 12h00, divididos entre o Pavilhão Municipal de Mangualde e o Pavilhão Gimnodesportivo da ESFA. As meias-finais têm início pelas 15h00, nos mesmos pavilhões. O jogo do terceiro e quarto lugar ocorre pelas 17h00, no Pavilhão Municipal de Mangualde. A final e entrega de prémios, que decorre no mesmo Pavilhão, está prevista para as 18h30.

O Clericus Cup serve também para que o selecionador nacional escolha os jogadores que vão representar Portugal no torneio de Futsal Europeu de Padres. A seleção portuguesa foi campeã europeia em 2012, 2015, 2016, 2017 e 2019, ou seja, cinco das quinze edições realizadas. Este ano, em meados de fevereiro, a seleção portuguesa arrecadou o 2º lugar, na 15.ª edição realizada em Timisoara, na Roménia.

A organização das últimas edições ficou a cargo de várias dioceses, com presença habitual neste torneio: Viseu (2009); Vila Real (2011); Lamego (2012); Braga (2013); Funchal (2014); Viana do Castelo (2015); Guarda (2016); Congregação da Missão (Padres Vicentinos) (2017); Braga (2018); Porto (2019); Vila Real (2022).

O evento é organizado com o apoio da Câmara Municipal de Mangualde, da Paróquia de Mangualde, da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde e da Diocese de Viseu.

 

Pode ver também

“PALÁCIO DO GELO FASHION SHOW 2024”

Viseu, 22 de abril de 2024 – O Palácio do Gelo Shopping, em Viseu, celebrou …

Comente este artigo