Home / Notícias / Tondela recebe “Festa das Cruzes” que se juntam há mais de 300 anos

Tondela recebe “Festa das Cruzes” que se juntam há mais de 300 anos

Aquela que é uma das maiores e mais antigas manifestações religiosas do concelho de Tondela, a Festa das Cruzes, volta a acontecer este sábado (20 de maio) no Guardão.

As povoações locais e das freguesias de Castelões, Santiago de Besteiros e Campo de Besteiros juntam-se há mais de 300 anos para cumprir “a promessa antiga” de agradecimento à Nossa Senhora dos Milagres pela sua intervenção e ajuda na expulsão dos mouros.

Com cruzes engalanadas, ladeadas por lanternas, os devotos das três fregue-sias percorrem o mesmo itinerário ancestral, da Capela de São Bartolomeu até à Igreja do Guardão, ao som de ladainhas, para o abraço das suas cruzes com as da freguesia anfitriã. É esta tradição que torna único este evento religioso que se repete há séculos no mesmo espaço.

Após o abraço das cruzes acontece uma eucaristia, que culmina com um gran-de desfile em que participam as cruzes das quatro paróquias e largas centenas de fiéis e romeiros oriundos das localidades envolvidas neste culto religioso, mas também dos mais recônditos recantos serranos e de outras localidades da região.

A edição deste ano da Festa das Cruzes, ou Ascensão, como também é conhecida, inicia-se este sábado pelas 07h00 com uma alvorada, chegando uma hora e meia depois a banda “Flora do Mondego”.

A partir das 10h00 decorre a chegada das procissões, iniciando-se com San-tiago de Besteiros, Santa Eulália (Campo de Besteiros) e Castelões. Segue-se o abraço das cruzes com a freguesia do Guardão. A procissão com todas as cruzes para o local da missa arranca às 11h00. A eucaristia começa meia hora depois.

Durante a tarde e noite haverá animação musical, assim como na tarde de domingo.

 

Pode ver também

II Passeio TT “Terras do Demo” saiu para a estrada com 85 jipes

Foram 30 quilómetros cheios de adrenalina pura. O II Passeio TT “Terras do Demo” realizou-se …

Comente este artigo