Home / Notícias / Tondela recebe “Festa das Cruzes” que se juntam há mais de 300 anos

Tondela recebe “Festa das Cruzes” que se juntam há mais de 300 anos

Aquela que é uma das maiores e mais antigas manifestações religiosas do concelho de Tondela, a Festa das Cruzes, volta a acontecer este sábado (20 de maio) no Guardão.

As povoações locais e das freguesias de Castelões, Santiago de Besteiros e Campo de Besteiros juntam-se há mais de 300 anos para cumprir “a promessa antiga” de agradecimento à Nossa Senhora dos Milagres pela sua intervenção e ajuda na expulsão dos mouros.

Com cruzes engalanadas, ladeadas por lanternas, os devotos das três fregue-sias percorrem o mesmo itinerário ancestral, da Capela de São Bartolomeu até à Igreja do Guardão, ao som de ladainhas, para o abraço das suas cruzes com as da freguesia anfitriã. É esta tradição que torna único este evento religioso que se repete há séculos no mesmo espaço.

Após o abraço das cruzes acontece uma eucaristia, que culmina com um gran-de desfile em que participam as cruzes das quatro paróquias e largas centenas de fiéis e romeiros oriundos das localidades envolvidas neste culto religioso, mas também dos mais recônditos recantos serranos e de outras localidades da região.

A edição deste ano da Festa das Cruzes, ou Ascensão, como também é conhecida, inicia-se este sábado pelas 07h00 com uma alvorada, chegando uma hora e meia depois a banda “Flora do Mondego”.

A partir das 10h00 decorre a chegada das procissões, iniciando-se com San-tiago de Besteiros, Santa Eulália (Campo de Besteiros) e Castelões. Segue-se o abraço das cruzes com a freguesia do Guardão. A procissão com todas as cruzes para o local da missa arranca às 11h00. A eucaristia começa meia hora depois.

Durante a tarde e noite haverá animação musical, assim como na tarde de domingo.

 

Pode ver também

Padre Justino Lopes apresenta obra sobre São Francisco em Vila Nova de Paiva

No próximo domingo, em Vila Nova de Paiva, é apresentado o livro “São Francisco e …

Comente este artigo