Home / Notícias / Tondela Brancos Dão com recorde de produtores de vinho e enólogos internacionais

Tondela Brancos Dão com recorde de produtores de vinho e enólogos internacionais

A edição deste ano do Tondela Brancos Dão vai contar com a participação, pela primeira vez, de dois enólogos internacionais e com um recorde de produtores de vinho presentes.

O evento vínico, promovido pela Câmara Municipal de Tondela, arranca na sexta-feira (7 de julho), no Parque Urbano, e termina no domingo (9 de julho).

“Vamos ter um fim de semana em grande, onde os vinhos brancos do Dão vão ser engrandecidos. O que pretendemos é celebrar os vinhos brancos. Vamos ter mais expositores participantes e nomes internacionais”, afirma a presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges.

O luso-francês Phillippe Nunes, Anca Poiana Martins, de origem romena, e o português José Teixeira são os especialistas no mundo dos vinhos convidados para esta oitava edição do Tondela Brancos, marcada pela estreia de enólogos internacionais. Estes especialistas serão responsáveis pelas já tradicionais provas comentadas e cegas.

No evento participarão este ano 24 produtores de vinho de norte a sul do país. Além de vitivinicultores ligados aos brancos, podem participar produtores de vinhos verdes e ou espumantes brancos. Esta será a edição com mais empresas representadas. Metade dos vitivinicultores presentes é oriunda da região demarcada do Dão. Só o concelho de Tondela estará representado por sete produtores.

Novidade nesta oitava edição do Tondela Brancos Dão é também a realização de um workshop de cozinha infantil, que será orientado pela nutricionista da Câmara Municipal Emília Rodrigues, que ensinará os mais novos a confecionar bolachas saudáveis. Este momento ajudará a afirmar o Brancos como um evento para toda a família.

As estreias não se ficam por aqui. Este ano haverá uma zona só dedicada a Street Food, em que os visitantes poderão deliciar-se com petiscos tradicionais, hambúrgueres, chocolates e crepes, entre outros sabores.

Ainda pela primeira vez, o Tondela Brancos acolherá a gala de entrega de prémios do concurso Os Melhores Vinhos do Dão, numa organização da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, com o apoio do Município. Serão atribuídas medalhas de prata, ouro e platina e eleito o Melhor Vinho a Concurso. A cerimónia pretende homenagear e enaltecer o trabalho realizado pelos produtores da região demarcada.

Quanto ao restante programa, mantêm-se os showcookings, desta vez com um dedicado ao chocolate, orientado pela chef Vera Ferraz, e outro aos queijos e enchidos, que terá aos comandado o chef António Alexandre. Voltarão a realizar-se dois momentos de harmonização de vinhos, um dos quais dirigido pelo sommelier Bruno Firmino, do Club des Chateaux Lisboa.

A música também não irá faltar nos três dias de certame. A cantora Carolina de Deus é a cabeça de cartaz, atuando logo no primeiro dia. Pelo palco do Tondela Brancos passarão ainda os projetos Tee e De Britto. Haverá ainda música ambiente a cargo do dj residente Rayottö. A pensar na pequenada decorrerá o espetáculo de animação infantil Sapo King e a Crew.

Pelo segundo ano, realizar-se-á a Rota dos Brancos, um passeio de BTT que percorrerá cinco propriedades vínicas do concelho de Tondela, ao longo de 25 quilómetros. A Casa de Mouraz e as quintas das Queimas, da Ramalhosa, dos Grilos e de Syrlin abrirão as suas portas aos betetistas, que terão a oportunidade de provarem os vinhos produzidos nas respetivas propriedades.

Além de poderem degustar e comprar vinhos brancos, verdes e espumantes, quem passar pelo Parque Urbano também poderá comer. Durante os três dias do Tondela Brancos estará em funcionamento um espaço em que dois restaurantes do concelho estarão a servir almoços e jantares.

O Tondela Brancos Dão é um evento dedicado à promoção e divulgação dos vinhos brancos de Tondela, um produto de excelência da região do Dão, com um paladar ímpar, fruto do “terroir” característico das Terras de Besteiros, sendo aberto a produtores de outras regiões demarcadas do país.

 

Pode ver também

Lamego acolhe workshop sobre segurança contra incêndios

Uma plateia atenta encheu por completo o auditório do Centro Multiusos de Lamego para assistir …

Comente este artigo