Home / Notícias / Tondela: Escavações arqueológicas juntam jovens de todo o mundo em Parada de Gonta

Tondela: Escavações arqueológicas juntam jovens de todo o mundo em Parada de Gonta

Doze jovens voluntários de vários países do mundo encontram-se a realizar escavações arqueológicas no Castro de Três Rios, na freguesia de Parada de Gonta, no âmbito de um campo de trabalho internacional.

A iniciativa é promovida pela Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Parada de Gonta, em colaboração com a Junta de Freguesia local, contando ainda com o apoio da Câmara Municipal de Tondela e do Instituto Português do Desporto e Juventude.

Nas escavações estão a participar jovens, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, provenientes de Taiwan, México, Itália, Espanha, França, Brasil, mas também de Portugal. O grupo de 12 pessoas é orientado por três monitores da Universidade de Coimbra.

O campo de trabalho internacional arrancou esta segunda-feira (dia 10 de julho) e vai decorrer até ao dia 21 (sexta-feira).

O Castro de Três Rios é, segundo os especialistas, “a mais antiga inscrição de um colono romano existente em Portugal”.

No espaço, que foi alvo de sucessivas escavações e investigações, foram encontrados vestígios de cerâmica, estruturas habitacionais e sepulturas. Os arqueólogos acreditam que o castro foi ocupado entre a Idade do Bronze Final e a Idade Média.

Estrategicamente bem localizado, mas numa zona de difícil acesso, o Castro de Três Rios encontra-se assente num esporão, a uma cota de 296 metros. No seu sopé correm a Ribeira de Asnes, o Rio Pavia e a Ribeira de Sasse, cursos de água que dão nome ao espaço.

 

Pode ver também

II Passeio TT “Terras do Demo” saiu para a estrada com 85 jipes

Foram 30 quilómetros cheios de adrenalina pura. O II Passeio TT “Terras do Demo” realizou-se …

Comente este artigo