Home / Notícias / Três estações meteorológicas de Viseu ultrapassaram máximos históricos de temperatura

Três estações meteorológicas de Viseu ultrapassaram máximos históricos de temperatura

Os dias 22 e 23 de agosto foram, respetivamente, o quinto e sexto mais quentes dos últimos 15 anos em Portugal continental, com estações a ultrapassarem máximos históricos de temperatura, foi hoje divulgado pelo IPMA.

Estes dois dias ficaram apenas atrás de quatro dias, entre 02 e 05 de agosto de 2018, em que se “verificaram condições meteorológicas semelhantes às atuais, mas durante um intervalo temporal maior”, sublinhou o IPMA em comunicado.

“Os dias 22 e 23 de agosto de 2023 apresentaram ainda o 5.º e 10.º maior valor médio da temperatura máxima, e o 8.º e 11.º maior valor médio da temperatura mínima, respetivamente”, explicou ainda.

No passado dia 22, em 20 estações foram ultrapassados os anteriores maiores valores da temperatura máxima para o mês de agosto, como foi o caso da estação metrológica de Viseu/Aeródromo Municipal que registou uma temperatura máxima de 41,1°C, Moimenta da Beira 42,5°C e Nelas 42,8°C.

O calor extremo “deveu-se à influência de uma massa de ar quente e seco com origem no norte de África, transportada na circulação resultante de um anticiclone localizado sobre o Golfo da Biscaia e de um vale depressionário centrado no sul da Península Ibérica, sendo reforçada por uma crista anticiclónica em altitude sobre a Península Ibérica e pela situação de seca que o território do Continente tem vindo a atravessar”, referiu a mesma fonte.

No dia 22, registou-se em 50% do território valores de temperatura máxima do ar iguais ou superiores a 40°C e em 15% do território estiveram temperaturas acima de 42°C, detalhou o IPMA.

No dia seguinte, registou-se em 40% do território valores de temperatura máxima do ar iguais ou superiores a 40°C, sendo que em 6% do território registaram-se temperaturas acima de 42°C.

 

Pode ver também

Vila Nova de Paiva: Município entregou 14 incentivos à natalidade

O Município de Vila Nova de Paiva continua a apoiar as famílias “Paivenses”, ao abrigo …

Comente este artigo