Home / Notícias / Sernancelhe aposta na mobilidade urbana sustentável

Sernancelhe aposta na mobilidade urbana sustentável

Apesar de ser um Concelho do Interior de Portugal e de o seu território ser dominado por floresta e área agrícola, Sernancelhe não abranda no que diz respeito à proteção ambiental. Razão pela qual decidiu candidatar ao PAMUS – Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável, O NORTE 2020, a criação da Ecovia e passeios entre Sarzeda, Sernancelhe, Vila da Ponte e Ferreirim, ligando os núcleos urbanos aos espaços de empresas, contribuindo assim para a transição para uma economia de baixo teor carbónico, mobilidade e consequente melhoria da qualidade de vida.

Com uma verba total de 280 mil euros, foram já realizadas obras em Ferreirim, criando passeios ao longo da aldeia e condições para que as pessoas se desloquem, a pé, com segurança, entre as suas habitações e o espaço empresarial do Picoto. Está também concluída a obra à entrada da Vila de Sernancelhe, ligando o espaço de empresas do Pinheiro e a Rotunda dos Ex-Combatentes.

No âmbito do PAMUS foi possível ao Município de Sernancelhe beneficiar de apoio para a construção de ciclovias ou vias pedonais mas também para outras intervenções no espaço público que promoveram a circulação pedonal, em particular de cidadãos com mobilidade reduzida.

Promover a implementação de uma estratégica de baixo teor carbónico, contemplando em simultâneo a mobilidade urbana sustentável é o objetivo da União Europeia, a que Sernancelhense imediatamente se associou, num sinal evidente de que quer estar sempre na linha da frente da proteção do meio ambiente e na adoção de medidas que garantam qualidade de vida aos munícipes.

 

Pode ver também

Mangualde atinge o maior número de bolseiros do ensino superior e aumenta verba em 40%

O Município de Mangualde tem este ano letivo 53 bolseiros do ensino superior, o maior …

Comente este artigo