Home / Notícias / Satense Acácio Pinto apresenta livro “O Volframista”, no Museu Nacional Grão Vasco

Satense Acácio Pinto apresenta livro “O Volframista”, no Museu Nacional Grão Vasco

A sessão de apresentação do livro “O Volframista”, em Viseu, terá lugar no Museu Nacional Grão Vasco, no dia 1 de julho, sábado, pelas 18:00 horas.

Este evento, que será moderado por Emília Amaral, será aberto com um momento musical, por José Pedro Pinto, e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, sendo a apresentação da obra efetuada por José Junqueiro.

“O Volframista” é uma história que nos leva da atualidade – do europeu de futebol de 2016, onde dois jovens se conheceram, em Paris, de forma inusitada, depois de um acidente automóvel – até aos tempos do Estado Novo nos anos 40 do século passado e até à Segunda Guerra Mundial.
É uma história realista, sobre o negócio clandestino do volfrâmio, com os alemães e com os ingleses, e que tem a Beira Alta como espaço geográfico. Porém, a história, pela sua universalidade, bem poderia ter acontecido em qualquer outra região volframífera ou mineira de Portugal.

“O Volframista” alimenta-se da vida nua e crua de pessoas simples, de teias complexas de interesses económicos, de extravagâncias e de ostentações praticadas por pessoas a quem a riqueza sorriu, de mulheres submissas, de crimes e vinganças, de amores e de traições, afinal, da vida quotidiana desses tempos agitados que se viveram, aquando da Segunda Guerra, em tantas regiões do nosso país.

“O Volframista”, que já vai na segunda edição, foi o vencedor do prémio literário Cónego Albano Martins de Sousa de 2022.

 

Pode ver também

Livro de Alberto Almeida recorda “Lamego na Construção de Abril”

O Município de Lamego continua a apoiar ativamente todas as manifestações culturais existentes no concelho, através, …

Comente este artigo