Home / Notícias / Sátão: Acácio Pinto apresenta “O Volframista” nas Termas de São Pedro do Sul

Sátão: Acácio Pinto apresenta “O Volframista” nas Termas de São Pedro do Sul

No dia 16 de julho, domingo, às 15:30 h, vai ter lugar no Auditório do Balneário Rainha Dona Amélia, nas Termas de São Pedro do Sul, a apresentação do romance “O Volframista”, de Acácio Pinto.

A apresentação da obra será efetuada pelo professor António Ferreira Gomes e, a abrir, o músico José Pedro Pinto protagonizará um momento musical em guitarra clássica.

Recorde-se que O Volframista é um romance histórico, vencedor do prémio literário Cónego Albano Martins de Sousa. Este livro leva-nos até à Segunda Guerra Mundial e até à exploração e comercialização (legal e clandestina) do volfrâmio em Portugal, com particular destaque para a região da Beira Alta. Assinale-se que na região de Lafões, nomeadamente nos concelhos de Vouzela e de São Pedro do Sul, houve uma intensa exploração deste mineral que era essencial para alimentar as máquinas de guerra da época, lideradas pelos alemães e pelos ingleses.

É este o contexto geográfico, social e económico em que se desenvolve a ação deste romance, que já está na 2ª edição, e que tem vindo a colher um forte apoio e críticas muito positivas por parte dos leitores.

O contexto de uma grande agitação em Portugal, nos anos 40 do século passado, em que a pobreza campeava no interior, alimenta este romance de negócios clandestinos, de fortunas geradas do dia para a noite, de amores e traições e de fugas para o estrangeiro.

 

Pode ver também

Lamego acolhe workshop sobre segurança contra incêndios

Uma plateia atenta encheu por completo o auditório do Centro Multiusos de Lamego para assistir …

Comente este artigo