Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3
Home / Notícias / Rota do Rancho regressa aos restaurantes de Viseu, de 11 a 13 de novembro

Rota do Rancho regressa aos restaurantes de Viseu, de 11 a 13 de novembro

Durante 3 dias, 52 restaurantes do concelho colocam em destaque o prato típico de Viseu

Em 2022, a Associação Comercial do Distrito de Viseu (ACDV), em parceria com o Município de Viseu, o Regimento de Infantaria Nº14 e a Comissão Vitivinícola Regional do Dão, voltam a promover a tradicional Rota do Rancho.

A apresentação oficial realizou-se esta quinta-feira, 3 de novembro, pelas 18 horas, na sede da ACDV. O momento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Fernando Ruas, do Presidente da ACDV, Dr. Gualter Mirandez, do Comandante do RI 14, Coronel José Sá, e do Diretor Executivo da CVR Dão, Dr. Pedro Mendonça.

De 11 a 13 de novembro, o conceituado prato tradicional de Viseu terá um lugar especial nas ementas de diversos restaurantes do concelho, que convidam viseenses, visitantes e turistas à degustação desta iguaria típica da região, sem esquecer o acompanhamento à mesa dos belos vinhos do Dão.

Este ano, a iniciativa regista uma adesão recorde de estabelecimentos de restauração – 52 no total -, que podem ser consultados na lista abaixo. Todos os restaurantes aderentes estarão devidamente identificados, nos dias do evento.

O RANCHO À MODA DE VISEU
Reza a história que este famoso prato viseense nasceu em tempos agitados da guerra entre liberais e absolutistas, no Regimento de Infantaria Nº14. Nessa altura, a urgência em garantir a alimentação dos soldados levou o cozinheiro a elaborar um prato com todos os ingredientes que se encontravam à disposição. Da carne de galinha, porco e vaca, dos enchidos, grão-de-bico, batatas, macarrão e couves surgiu uma comida encorpada e calórica que garantiu a resistência dos militares sob as adversidades bélicas.

 

Pode ver também

Águas do Norte investe 1,5 milhões de euros em água e saneamento em Cinfães

A Águas do Norte vai avançar com uma empreitada no valor de 1,5 milhões de …

Comente este artigo