Home / Notícias / PSD Viseu pediu ao Governo que tome medidas urgentes para a escassez de água no distrito

PSD Viseu pediu ao Governo que tome medidas urgentes para a escassez de água no distrito

O Deputado do PSD, Guilherme Almeida, eleito pelo círculo de Viseu, interpelou na Assembleia da República, o Ministro do Ambiente e Ação Climática, João Cordeiro, sobre o impacto das alterações climáticas no distrito de Viseu, em que segundo o deputado, 17 dos 24 concelhos estão em seca extrema.

Guilherme Almeida, realça que todos os investimentos previstos para a construção de novas barragens foram adiados, cativados ou cancelados pelo Governo Socialista.

A falta de água para abastecimento das populações e para a agricultura vai intensificar-se nos próximos anos, e deve ser uma das principais preocupações dos Viseenses.

O Deputado do PSD interpelou o Governo sobre as medidas que estão previstas para minimizar os efeitos da seca e em particular quais as obras que estão previstas para a barragem de Fagilde, que segundo Guilherme Almeida não houve desenvolvimentos desde a seca de 2017.

Em resposta ao Deputado do PSD, João Paulo Catarino, Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento de Território, disse que já foi contratualizado um caderno de encargos com a Agência Portuguesa do Ambiente e o Fundo Ambiental para a elaboração de um estudo para a barragem de Fagilde, que segundo o membro do Governo, pode passar pela ampliação, nova barragem ou uma rede de interligações. Estudo que está a ser elaborado pela Câmara de Viseu.

PSD quer o Governo a tomar medidas urgentes e imediatas para a escassez de água no distrito de Viseu, que atualmente 17 dos 24 concelhos estão em seca extrema.

 

Pode ver também

II Passeio TT “Terras do Demo” saiu para a estrada com 85 jipes

Foram 30 quilómetros cheios de adrenalina pura. O II Passeio TT “Terras do Demo” realizou-se …

Comente este artigo