Foi com um misto de tristeza e preocupação que, o Presidente da Comissão Política de Secção do PSD de Santa Comba Dão, António José Correia denunciou esta quarta-feira, 23 de agosto, o encerramento de
mais uma empresa no concelho, neste caso, a FAVIR – Fábrica de Plásticos.
Fundada em 1961, a FAVIR “não era só uma empresa do nosso concelho, era uma marca identitária de Santa Comba Dão, nacional e internacionalmente”, refere o PSD no comunicado.
“Uma empresa de cariz familiar da família Moura, que conseguiu ao longo destes 62 anos de existência transmitir esse conceito a todos os trabalhadores que por ela passaram, alguns mais de 40 anos, o que é absolutamente notável”, diz o social democrata António José Correia.
Para o PSD, a “FAVIR era uma família e será sempre reconhecida por isso. Era também singular na sua especificidade empresarial, o que também a diferenciava no tecido industrial local, regional e nacional o que tanto nos orgulhava”.
Depois da CIFIAL muito recentemente, foi agora a vez da FAVIR. “A incompetência, a incapacidade e falta de leitura correta de prioridades que o poder executivo municipal teve nestes processos com vista a ser um parceiro activo na procura de soluções, não se coaduna com a responsabilidade que quem os exerce deve ter”, referem os sociais democratas no comunicado.
Mas depois de factos consumados sem essa obrigatória presença, que se faça, “finalmente, o
apoio e acompanhamento específico a estes 32 trabalhadores que ficam desempregados, quase todos mulheres, acompanhamento esse que também apelamos a que se fizesse na CIFIAL e não se concretizou”, refere a Comissão Política de Secção do PSD de Santa Comba Dão
“O PSD, com o limitado papel de oposição que os Santacombadenses lhe deram, continuará a dar o seu melhor para inverter este estado de coisas”, lê-se no comunicado.
Comente este artigo